i-ACTIVSENSE
i-ACTIVSENSE é um termo coletivo que abrange uma série de sistemas avançados de segurança e de apoio ao condutor que utilizam a Câmara de Deteção Dianteira (FSC) e os sensores de radar. Estes sistemas são constituídos por sistemas de segurança ativa e de segurança pré-impacto.
Estes sistemas são concebidos para assistir o condutor numa condução segura, reduzindo a carga no condutor e ajudando a evitar colisões ou a reduzir a sua severidade. Contudo, devido a cada sistema ter as suas limitações, conduza sempre com cuidado e não se baseie apenas nos sistemas.
Tecnologia de Segurança Ativa
A Tecnologia de Segurança Ativa apoia uma condução segura ajudando o condutor a reconhecer potenciais perigos e a evitar acidentes.
Sistemas de assistência ao condutor
Visibilidade noturna
Deteção do lado direito/esquerdo e da traseira
Reconhecimento do sinal de trânsito
Reconhecimento da distância inter-veículos
Deteção da fadiga do condutor
Deteção de obstrução traseira ao sair do parque de estacionamento
Reconhecimento em toda a periferia
Sistemas de assistência do condutor
Distância inter-veículos
Controlo da velocidade
Tecnologia de Segurança Pré-Impacto
A tecnologia de segurança pré-impacto é concebida para assistir o condutor na prevenção de colisões ou reduzir a sua severidade em situações em que não possam ser evitadas.
Redução dos danos de colisão a baixa velocidade
Marcha em frente
Marcha-atrás
Redução dos danos de colisão a média/alta velocidade
Câmara e Sensores
Câmara de Deteção Dianteira (FSC)
A Câmara de Deteção Dianteira (FSC) deteta indicações da faixa de rodagem e reconhece faróis, luzes de presença traseiras e luzes citadinas durante a condução noturna. Além disso, também deteta o veículo em frente, peões ou obstruções. Os seguintes sistemas também utilizam a Câmara de Deteção Dianteira (FSC).
A Câmara de Deteção Dianteira (FSC) está instalada no topo do para-brisas junto ao espelho retrovisor.
Sensor de radar (dianteiro)
O sensor radar (dianteiro) funciona detetando as ondas rádio refletidas de um veículo em frente, que são enviadas pelo sensor radar. Os seguintes sistemas também utilizam o sensor radar (dianteiro).
O sensor radar (dianteiro) está instalado por detrás da grelha do radiador.
Sensores de radar (traseiros)
Os sensores de radar (traseiros) funcionam detetando ondas de rádio refletidas de um veículo que se aproxima a partir da traseira ou um obstáculo enviadas pelos sensores de radar. Os seguintes sistemas também utilizam sensores de radar (traseiros).
Os sensores de radar (traseiros) estão montados no interior do para-choques traseiro, um em cada lado esquerdo e direito.
Sensores ultrassónicos (traseiros)
Os sensores ultrassónicos (traseiros) funcionam detetando ondas ultrassónicas, refletidas de obstruções a partir da traseira, enviadas pelos sensores ultrassónicos. Os seguintes sistemas também utilizam sensores ultrassónicos (traseiros).
Os sensores ultrassónicos (traseiros) são montados no para-choques traseiro.
Câmara dianteira/câmaras laterais/câmara traseira
A câmara dianteira, as câmaras laterais e a câmara traseira, captam imagens da zona circundante ao veículo. O Monitor da Vista de 360º utiliza cada uma destas câmaras.
As câmaras estão instaladas no para-choques dianteiros, nos espelhos das portas e na tampa do compartimento de bagagens.
Sistema de Iluminação Dianteira Adaptativa (AFS)
O sistema de iluminação dianteira adaptativa (AFS) ajusta automaticamente o feixe dos faróis para a esquerda ou direita em simultâneo com as operações no volante após a ligação dos faróis.
As condições de avaria do sistema ou de funcionamento são indicadas por um aviso.
NOTA