Mazda CX-3 - Manual do Proprietário > Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

O BSM foi concebido para auxiliar o condutor na verificação da zona na traseira do veículo em ambos os lados durante a mudança de faixa, alertando o condutor para a presença de veículos próximos da traseira do seu veículo numa faixa adjacente.

O BSM deteta veículos em aproximação a partir da traseira durante a condução em marcha para a frente a uma velocidade igual ou superior a 30 km/h, e avisa o condutor ligando a luz indicadora de aviso do BSM e indicando o ecrã de deteção do veículo (veículos com ecrã de condução ativa).

Se a alavanca das luzes de mudança de direção for utilizada para sinalizar uma mudança para a mesma direção em que a luz indicadora de aviso do BSM está ligada durante a deteção do veículo em aproximação, o BSM notifica o condutor sobre o possível perigo ligando a luz indicadora de aviso do BSM e ativando o aviso sonoro e o indicador do ecrã de aviso (veículos com ecrã de condução ativa).

A área de deteção neste sistema cobre as faixas de rodagem em ambos os lados do veículo e da parte traseira das portas dianteiras até cerca de 50 m atrás do veículo.

Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

AVISO

Verifique sempre área circundante visualmente antes de efetuar a mudança de faixa: O sistema foi concebido apenas para assisti-lo na verificação da existência de veículos na sua traseira ao mudar de faixa. Devido às várias limitações de operação deste sistema, a luz indicadora de aviso do BSM, o aviso sonoro e o indicador do ecrã de aviso poderão não ser ativados ou poderão ser atrasados, mesmo que outro veículo esteja presente numa faixa adjacente. Verifique sempre a traseira.

NOTA

Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

Luzes Indicadoras de Aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM)/Som de Aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

O BSM ou o Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) notifica o condutor da presença de veículos em faixas adjacentes ou na traseira do veículo, utilizando a luz indicadora de aviso do BSM, o aviso sonoro e o indicador do ecrã (veículos com ecrã de condução ativa) (BSM) enquanto os sistemas estiverem operacionais.

Luzes indicadoras de aviso do BSM

As luzes indicadoras de aviso do BSM estão equipadas nos espelhos retrovisores exteriores, dos lados esquerdo e direito. As luzes indicadoras de aviso ligam quando um veículo que se aproxima da traseira, numa faixa adjacente, é detetado.

Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

Quando a ignição é colocada na posição ON, a luz indicadora de aviso liga momentaneamente e desliga após alguns segundos.

Condução em marcha para a frente (operação do BSM)

O BSM deteta veículos que se aproximem a partir da traseira e liga as luzes indicadoras de aviso do BSM nos espelhos retrovisores exteriores, consoante as condições.

Adicionalmente, enquanto uma luz indicadora de aviso do BSM estiver ligada, se a alavanca das luzes de mudança de direção for operada para sinalizar uma mudança na direção em que a luz indicadora de aviso do BSM está ligada, a luz indicadora de aviso do BSM pisca.

Marcha-atrás (funcionamento do sistema de Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) )

O sistema de Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) deteta veículos que se aproximem da esquerda e direita do seu veículo e ativa a intermitência das luzes indicadoras de aviso do BSM.

Cancelar a redução de intensidade de iluminação

Se as luzes indicadoras de aviso do BSM ligarem quando as luzes de presença estiverem ligadas, a intensidade de iluminação das luzes indicadoras de aviso do BSM diminui.

Se tiver dificuldade em visualizar as luzes indicadoras de aviso do BSM devido ao encandeamento provocado pelo luminosidade ambiente ao conduzir em estradas cobertas com neve ou em condições de nevoeiro, pressione o botão de cancelamento da intensidade de iluminação e aumente a intensidade das luzes indicadoras de aviso do BSM quando forem ligadas.

Visualização do indicador (Veículos com ecrã de condução ativa)

O veículo em aproximação detetado e o aviso são visualizados no ecrã de condução ativa quando o veículo se encontra em marcha para a frente (BSM operacional).

Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

A direção detetada é visualizada com um indicador de deteção (branco) quando um veículo em aproximação é detetado. Além disso, se a alavanca das luzes de mudança de direção for utilizada para sinalizar uma mudança de faixa enquanto o veículo é detetado, o ecrã muda a cor do indicador de aviso (amber).

Som de aviso do sistema BSM

O aviso sonoro do BSM é ativado em simultâneo com a intermitência da luz indicadora de aviso do BSM.

Desativar o Funcionamento da Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

Os sistemas BSM e Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) são desligados e a luz indicadora BSM OFF no painel de instrumentos liga.

Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

Veículos com interruptor BSM OFF

Quando o interruptor BSM OFF é pressionado, os sistemas BSM e Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) são desligados e a luz indicadora BSM OFF no painel de instrumentos liga.

Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

Se o interruptor for pressionado novamente, os sistemas BSM e Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) ficam operacionais e a luz indicadora BSM OFF desliga.

NOTA

Quando o interruptor da ignição é desligado, o estado do sistema antes de ser desligado será mantido. Por exemplo, se a ignição for desligada enquanto o BSM e o Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) estiverem operacionais, o BSM e o Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) permanecem operacionais da próxima vez que a ignição for ligada.

Veículos sem interruptor BSM OFF

O sistema BSM pode ser configurado para o estado inoperacional.

Quando o BSM é configurado para o estado inoperacional, o BSM e o Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) são desligados e a luz indicadora BSM OFF no painel de instrumentos é ligada.

NOTA

Quando o interruptor da ignição é desligado, o estado do sistema antes de ser desligado será mantido. Por exemplo, se a ignição for desligada enquanto o BSM e o Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) estiverem operacionais, o BSM e o Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) ficam operacionais da próxima vez que a ignição for ligada.

Consulte mais informacao:

 Mazda CX-3 - Manual do Proprietário > Sistema de Aviso de Saída de Faixa de Rodagem (LDWS)

O LDWS avisa o condutor que o veículo poderá estar a sair da sua faixa de rodagem. O sistema deteta as linhas de marcação das estradas brancas ou amarelas, utilizando a Câmara de Deteção Dianteira (FSC) e, se determinar que o veículo se está a desviar da sua faixa de rodagem, avisa o condutor utilizando o ecrã de condução ativa (veículos com ecrã de condução ativa) e piscando a luz avisadora LDWS e ativando o som de aviso LDWS.

 Mazda CX-3 - Manual do Proprietário > Sistema de Reconhecimento dos Sinais de Trânsito (TSR)

O sistema TSR ajuda a evitar que o condutor negligencie os sinais de trânsito, e auxilia numa condução mais segura ao indicar os sinais de trânsito, no ecrã de condução ativa, que são reconhecidos pela Câmara de Deteção Dianteira (FSC) ou registados no sistema de navegação durante a condução.

 Peugeot 508 - Manual de Instruções (2016) > Tomada USB

A tomada USB permite-lhe ligar um equipamento portátil, como um dispositivo de tipo iPod® ou uma memória USB. O leitor USB lê os seus ficheiros de áudio que são transmitidos ao sistema de áudio, para serem difundidos através dos altifalantes do veículo.