O sistema de travões inclui dois circuitos de travões independentes.
Se um circuito de travões falhar, continua a ser possível travar o veículo com o outro circuito dos travões. No entanto, o efeito de travagem é conseguido apenas quando o pedal de travagem é firmemente pressionado. Para isso é necessária consideravelmente mais força. A distância de travagem aumenta. Procurar assistência numa oficina antes de prosseguir viagem.
Quando o motor não está a trabalhar, o suporte da unidade do servofreio desaparece depois de se carregar no pedal do travão uma ou duas vezes.
O efeito de travagem não é reduzido mas será preciso mais força para travar. É especialmente importante ter isto em atenção quando o veículo for rebocado.
Sistema de travagem antibloqueio
O sistema de travões antibloqueio (ABS) impede que as rodas bloqueiem.
O ABS começa a regular a pressão de travagem assim que uma roda apresente tendência para bloquear. A direcção do veículo continua a poder ser utilizada, mesmo durante travagem a fundo.
O controlo do ABS é sentido através de um impulso no pedal do travão e de um ruído do processo de regulação.
Para travagem óptima, manter o pedal do travão totalmente premido durante o processo de travagem, apesar de o pedal estar a pulsar. Não reduzir a pressão sobre o pedal.
Ao travar numa emergência, as luzes de emergência são ligadas automaticamente, consoante a força de desaceleração. São desligadas automaticamente após a primeira aceleração.
Depois de iniciar a marcha, o sistema efectua um auto-diagnóstico que pode ser audível.
Avaria
Aviso
Se houver uma avaria no ABS, as rodas podem bloquear em caso de travagem superior ao normal.
As vantagens do ABS deixam de estar disponíveis. Durante travagem a fundo, a direcção do veículo deixa de poder ser utilizada e o veículo pode guinar.
Reparar a avaria numa oficina.
Travão de mão
Aviso
Antes de sair do veículo, verificar o estado do travão de mão. A luz de aviso deve ficar acesa continuamente.
Travão de mão manual
Aviso
Aplicar sempre o travão de mão com firmeza sem accionar o botão de destravagem e aplicar tão firmemente quanto possível numa subida ou descida.
Para destravar o travão de mão, puxar a alavanca ligeiramente para cima, pressionar o botão de destravagem e baixar a alavanca totalmente para baixo.
Para reduzir as forças de accionamento do travão de mão, pressionar o pedal do travão ao mesmo tempo.
Assistência à travagem
Se o pedal do travão for for accionado rapidamente e com força, é aplicada automaticamente a força de travagem máxima.
O funcionamento da assistência à travagem poderá tornar-se aparente com uma pressão rápida no pedal do travão e uma maior resistência ao carregar no pedal do travão.
Manter uma pressão regular no pedal do travão durante tanto tempo quanto for necessário para uma travagem total. A força de travagem máxima é reduzida automaticamente quando o pedal do travão é solto.
Assistência de arranque em subidas
O sistema ajuda a impedir movimentos involuntários ao conduzir em declives.
Ao soltar o pedal do travão depois de parar num declive, os travões permanecem ativos durante aproximadamente mais 2 s. Os travões libertam-se automaticamente quando o veículo começa a acelerar.