Entretanto, lembre-se de que estes sistemas são complementares e, portanto, não dependa exclusivamente deles ao dirigir o veículo.
Resumo dos sistemas de suporte à condução
ABS (Sistema de Freio Antiblocante) Ajuda a evitar o bloqueio das rodas quando os freios são aplicados repentinamente, ou se os freios forem aplicados durante a condução em uma pista escorregadia
Assistência dos freios Gera um aumento no nível da força de frenagem após a aplicação do pedal de freio quando o sistema detectar uma situação de frenagem, tipo pânico.
VSC (Controle de Estabilidade do Veículo) Ajuda o motorista a controlar a derrapagem ao desviar repentinamente de um obstáculo ou nas curvas em superfícies escorregadias Fornece controle cooperativo do ABS, TRC, VSC e EPS.
Ajuda a manter a estabilidade de direção nos desvios em superfícies escorregadias da estrada ao controlar o desempenho da direção.
Controle de Oscilação do Reboque Ajuda o motorista a controlar oscilações do reboque ao, seletivamente, aplicar a pressão aos freios das rodas independentemente e reduzir o torque de condução quando a oscilação do reboque for detectada.
TRC (Controle de Tração) Mantém a força de tração e evita a patinação das rodas de tração nas partidas ou acelerações em pistas escorregadias.
HAC (Controle de assistência de partida em aclives) Ajuda a reduzir o movimento do veículo para trás ao dar a partida em um aclive
EPS (Direção Eletroassistida) Utiliza um motor elétrico para reduzir o esforço necessário para esterçar o volante de direção.
Sistema 4x4 com Controle de Torque Dinâmico Muda automaticamente de tração nas rodas dianteiras para tração em todas as rodas (4x4), de acordo com as condições de condução, ajudando a garantir confiabilidade de manuseio e estabilidade. Exemplos de condições em que o sistema mudará para 4x4 podem ser ao fazer uma conversão, subir uma inclinação, colocar o veículo em movimento após uma parada ou acelerar e quando a superfície da estrada está escorregadia devido a neve, chuva, etc.
AVS (Sistema de Suspensão Variável Adaptativa) Ao controlar independentemente a força de amortecimento dos amortecedores de cada uma das 4 rodas de acordo com as condições da pista e de condução, esse sistema ajuda a melhorar o conforto com uma estabilidade superior do veículo, além de ajudar na boa postura do veículo.
Se o modo Esportivo S+ for selecionado usando o interruptor de seleção do modo de condução, a força de amortecimento se tornará mais adequada para a condução esportiva.
Sinal de frenagem de emergência Quando os freios são aplicados subitamente, as luzes de freio piscam automaticamente para alertar o veículo que trafega atrás.
Quando os sistemas TRC/VSC/e de Controle de Oscilação do Reboque estiverem ativos A luz do indicador de patinação piscará enquanto o Controle de Oscilação do Reboque/ TRC/VSC estiverem ativos.
Desativação do sistema TRC Se o veículo ficar atolado na lama, sujeira ou neve, o sistema TRC poderá reduzir a potência do motor para as rodas. Pressione para desligar o sistema pode facilitar para balançar o veículo e liberá-lo.
Para desligar o sistema TRC, pressione e solte rapidamente .
A mensagem "Traction Control Turned Off" (Controle de Tração Desligado) será exibida no visor multifunção. Pressione novamente para ligar o sistema novamente.
Como desligar os sistemas TRC/VSC e de Controle de Oscilação do Reboque Para desligar os sistemas TRC/VSC/Controle de Oscilação do Reboque, pressione e segure por mais de 3 segundos com o veículo parado.
O indicador VSC OFF acenderá e a mensagem "Traction Control Turned Off" (Controle de Tração Desligado) será exibida no visor multifunção.
Pressione para ligar os sistemas novamente.
Quando a mensagem for exibida no visor multifunção mostrando que o TRC foi desativado, mesmo se não tiver sido pressionado Não será possível operar o TRC. Entre em contato com uma Concessionária Autorizada Lexus.
ABS, assistência de frenagem, VSC, Controle de Oscilação do Reboque, TRC e sistemas de HAC
Ruído operacional de EPS Quando o volante de direção estiver em funcionamento, poderá ser ouvido um ruído do motor (assobio). Isto não indica uma impropriedade.
Redução na efetividade do sistema EPS A efetividade do sistema EPS será reduzida para evitar o superaquecimento do sistema quando houver comando para esterçamento frequente durante um longo período. Como resultado o volante de direção poderá tornar-se pesado. Caso isto ocorra, evite o esterçamento excessivo ou pare o veículo e desligue o motor. O sistema EPS deverá retornar à condição normal em 10 minutos.
Reativação automática dos sistemas TRC , de Controle de Oscilação de Reboque e VSC Após desligar os sistemas TRC e VSC, os sistemas serão reativados automaticamente nas seguintes situações:
Quando o botão de partida for desligado
Se apenas o sistema TRC for desligado, o TRC será ativado
quando a velocidade do veículo
aumentar
Se ambos os sistemas TRC e VSC forem desligados, a reativação automática não
ocorrerá
quando a velocidade do veículo aumentar.
Condições de operação do HAC Quando as quatro condições seguintes forem atendidas, o HAC será ativado:
Cancelamento automático do sistema de assistência de partida em aclives O HAC será desligado em qualquer uma das seguintes condições:
Condições operacionais do sinal de emergência do freio Quando ocorrerem as três condições abaixo, o sinal de emergência do freio funcionará:
Cancelamento automático do sistema do sinal de emergência do freio O sinal de emergência do freio irá desligar em qualquer das situações abaixo:
ATENÇÃO O sistema ABS não irá funcionar corretamente quando
Distância de frenagem quando o sistema ABS estiver funcionando em pistas úmidas ou escorregadias O sistema ABS não foi projetado para reduzir a distância de frenagem do veículo. Sempre mantenha uma distância segura do veículo à sua frente, especialmente nas condições abaixo:
O sistema TRC/VSC pode não funcionar efetivamente quando Não for possível obter o controle direcional e potência na condução em superfícies escorregadias, mesmo que o sistema TRC/VSC esteja ativado. Dirija o veículo cuidadosamente quando houver a possibilidade de perda da estabilidade ou de potência. O HAC não funciona adequadamente quando
Quando o TRC/VSC/Controle de Oscilação do Reboque for ativado A luz indicadora de patinação irá piscar. Sempre dirija cuidadosamente. A condução imprudente pode levar a acidentes. Esteja particularmente atento quando a luz indicadora piscar. |
ATENÇÃO Quando o sistema de Controle de Oscilação do Reboque TRC/VSC estiverem desligados Seja especialmente cuidadoso e dirija à velocidade apropriada para as condições da pista. Como o objetivo destes sistemas é auxiliar a garantir a estabilidade do veículo e a força de tração, não desligue os sistemas TRC/VSC/Controle de Oscilação do Reboque, exceto se necessário. O Controle de Oscilação do Reboque é parte do sistema VSC e não irá funcionar se o VSC estiver desligado ou se apresentar irregularidades em seu funcionamento. Troca de pneus Certifique-se de que a dimensão, marca, padrão de banda de rodagem e capacidade de carga total de todos os pneus seja a mesma especificada. Além disso certifique-se de que os pneus sejam calibrados conforme o nível correto de pressão. Os sistemas ABS, TRC e VSC/Controle de Oscilação do Reboque não funcionam corretamente se pneus diferentes forem instalados no veículo. Contate uma Concessionária Autorizada Lexus para informações adicionais ao substituir pneus e rodas. Manuseio de pneus e a suspensão Usar pneus com algum tipo de problema ou modificar a suspensão afeta os sistemas de suporte à condução, e pode causar falhas no sistema. Precauções com o Controle de Oscilação do Reboque O sistema de Controle de Oscilação do Reboque não é capaz de reduzir a oscilação em todas as situações. Dependendo de vários fatores como as condições do veículo, reboque, superfície da estrada e ambiente de condução, o sistema de Controle de Oscilação do Reboque pode não funcionar corretamente. Consulte o manual do proprietário do seu reboque para mais informações sobre como transportá-lo corretamente. Se ocorrer oscilação do reboque Observe as seguintes precauções. A negligência pode resultar em ferimentos graves ou fatais.
|