Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus
O Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS) controla a pressão do ar nos quatro pneus. Se a pressão do ar de pelo menos um pneu for demasiado baixa, o sistema avisa o condutor através da indicação da luz avisadora do sistema de monitorização da pressão dos pneus no painel de instrumentos e de um sinal sonoro. O sistema monitoriza a pressão dos pneus indiretamente utilizando os dados enviados a partir dos sensores de velocidade das rodas do ABS.
Para permitir que o sistema funcione corretamente, o sistema necessita de ser inicializado com os pneus à pressão especificada (valor indicado na placa de pressão dos pneus). Siga o procedimento e efetue a inicialização.
A luz avisadora pisca se o sistema estiver avariado.
CUIDADO
Conduzir com uma pressão dos pneus demasiado baixa pode causar o sobreaquecimento dos mesmos e consequentemente danificá-los. Pneus com pressão inferior à especificada também aumentam o consumo de combustível e diminuem a vida útil da banda de rodagem, podendo também afetar o comportamento do veículo assim como a eficiência de travagem.
Por favor tenha atenção que o TPMS não é um substituto de uma manutenção desapropriada dos pneus, onde a manutenção de uma pressão correta é da responsabilidade do condutor, mesmo que a baixa pressão a que se encontrem os pneus não seja suficiente para ligar a luz avisadora da pressão baixa dos pneus do TPMS.
O seu veículo também está equipado com um indicador de avaria do TPMS para indicar quando o sistema não está a funcionar corretamente.
O indicador de avaria TPMS funciona em combinação com o indicador de baixa pressão dos pneus. Quando o sistema detetar uma avaria, o indicador irá piscar, durante aproximadamente um minuto, ficando ligado posteriormente de forma contínua.
Enquanto a avaria persistir, esta sequência será repetida sempre que o veículo for ligado.
Quando o indicador de avaria estiver ligado, o sistema poderá não detetar ou assinalar uma baixa pressão nos pneus. As avarias do TPMS podem ocorrer por vários motivos, incluindo a montagem ou substituição de pneus alternativos ou jantes no veículo que não permitam que o TPMS funcione corretamente. Verifique sempre o indicador de avaria do TPMS após substituir um ou mais pneus ou jantes, no seu veículo, para assegurar que a substituição ou pneus ou jantes alternativos permitem o funcionamento correto do TPMS.
NOTA
Como este sistema deteta ligeiras variações nas condições dos pneus, o instante do aviso poderá ocorrer mais cedo ou mais tarde nos seguintes casos:
Inicialização do Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus
Nos seguintes casos, a inicialização do sistema deve ser realizada de modo a que o sistema funcione normalmente.
Método de inicialização
1. Estacione o veículo num local seguro e aplique o travão de estacionamento de modo firme.
2. Permita o arrefecimento dos pneus, de seguida ajuste a pressão dos quatro (4) pneus de acordo com a pressão especificada na placa de pressão dos pneus, localizada na estrutura da porta do condutor (porta aberta).
3. Coloque o interruptor da ignição na posição ON.
4. Pressione e mantenha pressionado o interruptor Set do sistema de monitorização da pressão dos pneus e verifique se a respetiva luz avisadora no painel de instrumentos pisca duas vezes e se é emitido um sinal sonoro uma vez.
CUIDADO
Se a inicialização do sistema for realizada sem ajustar a pressão dos pneus, o sistema não poderá detetar a pressão normal, podendo não ligar a luz avisadora do sistema de monitorização da pressão dos pneus, mesmo que a pressão de um pneu seja inferior à especificação, ou poderá ligar mesmo que a pressão dos pneus esteja de acordo com a especificação.
Ajuste a pressão nos quatro pneus e inicialize o sistema quando a luz avisadora ligar. Se a luz avisadora ligar por outra razão que não a de um pneu furado, a pressão dos quatro pneus pode ter diminuído naturalmente.
Enquanto o veículo for conduzido, a inicialização do sistema não será realizada se o interruptor for pressionado.