O sistema de controlo da perda de pressão dos pneus verifica continuamente a velocidade de rotação de todos os quatro pneus e avisa em caso de pressão baixa dos pneus durante a condução do veículo. Isto é possível através da comparação da circunferência de rolamento do pneu com os valores de referência e sinais adicionais.
Se um pneu perder pressão, a luz de aviso acende-se e uma mensagem de aviso é apresentada no Centro de Informação do Condutor.
Neste caso, reduzir a velocidade, evitar curvas apertadas e travagens bruscas. Parar na próxima oportunidade em segurança e verificar a pressão dos pneus.
Após ajustar a pressão dos pneus, inicializar o sistema para apagar a luz de aviso e reiniciar o sistema.
Atenção
O sistema de controlo da perda de pressão dos pneus avisa se os pneus estão com pouca pressão e não substitui a manutenção regular dos pneus por parte do condutor.
Em caso de avaria do sistema, é apresentada uma mensagem no Centro de Informação do Condutor.
Definir a pressão correta dos pneus e reinicializar o sistema. Se a avaria continua a ser apresentada, contactar uma oficina. O sistema não funciona se o ABS ou o ESC tiverem uma avaria ou se for utilizada uma roda sobresselente temporária. Uma vez reinstalado o pneu de estrada, verificar a pressão dos pneus com os pneus frios e inicializar o sistema.
Inicialização do sistema
Após a correção da pressão dos pneus ou a substituição da roda, o sistema deve ser inicializado para memorizar os novos valores de referência da circunferência:
1. Certificar-se sempre de que todos os quatro pneus têm a pressão correta.
2. Aplicar o travão de mão manual.
3. Premir para repor o sistema de controlo da perda de pressão dos pneus.
4. A reposição é confirmada por uma indicação instantânea.
Após a inicialização, o sistema assume automaticamente as novas pressões dos pneus durante a condução. Após um longo percurso, o sistema adotará e monitorizará as novas pressões.
Verificar sempre a pressão com os pneus frios.
O sistema tem de ser reinicializado se:
O sistema não avisará imediatamente se um pneu rebentar ou esvaziar rapidamente. Isso é explicado pelo tempo de cálculo necessário.
Profundidade do relevo
Verificar a profundidade do rasto a intervalos regulares.
Os pneus devem ser substituídos por razões de segurança quando a profundidade do rasto for de 2-3 mm (4 mm para pneus de Inverno).
Por razões de segurança, recomenda-se que a profundidade do relevo dos pneus num eixo não tenha uma variação superior a 2 mm.
A profundidade de rasto mínima permitida por lei (1,6 mm) terá sido atingida quando o rasto tiver sido gasto até um dos indicadores de desgaste do rasto (TWI). A respectiva posição está indicada em marcações nas paredes laterais.
Se existir maior desgaste à frente do que atrás, trocar periodicamente as rodas dianteiras com as traseiras.
Certificar-se que o sentido da rotação das rodas se mantém o mesmo.
Os pneus envelhecem mesmo quando não utilizados.
Recomendamos que os pneus sejam substituídos a cada 6 anos.
Mudar para outros pneus
Se forem utilizados pneus de tamanho diferente dos montados de fábrica, poderá ser necessário reprogramar o velocímetro, bem como reinicializar o sistema de controlo da perda de pressão dos pneus e fazer outras alterações no veículo.
Sistema de controlo da perda de pressão dos pneus.
Mandar substituir a etiqueta da pressão dos pneus.
Aviso
A utilização de pneus ou rodas inadequados poderá causar acidentes e invalida a autorização de utilização.
Tampões de rodas
Deverão utilizar-se tampões das rodas e pneus aprovados para o veículo em questão e que cumpram todos os requisitos de combinação de jantes e pneus aplicáveis.
Se os tampões das rodas e os pneus utilizados não forem aprovados pela fábrica, os pneus não deverão ter rebordo com protecção da jante.
Os tampões das rodas não devem impedir o arrefecimento dos travões.
Aviso
A utilização de pneus ou tampões de rodas inadequados pode causar perda de pressão repentina e, consequentemente, acidentes.
Veículos com jantes de aço: Ao utilizar porcas de bloqueio das rodas, não instalar os tampões das rodas.
Correntes de neve
Só são permitidas correntes de neve nas rodas dianteiras.
Utilizar sempre correntes finas que não aumentem mais de 10 mm ao piso e às paredes do pneu (incluindo o fecho das correntes).
Aviso
Danos podem levar os pneus a rebentar.
As correntes de neve apenas são permitidas em pneus de tamanho 195/65 R15 91 e 195/60 R16 89
Roda sobresselente temporária
Não é permitida a utilização de correntes de neve na roda sobresselente.