Reboque de Caravanas e Atrelados (Europa/Turquia/Israel/África do Sul)
O seu Mazda foi concebido originalmente para transportar passageiros e carga.
Caso necessite rebocar um atrelado, siga estas instruções, uma vez que a segurança do condutor e dos passageiros depende de uma utilização adequada do equipamento e de uma condução segura. Rebocar um atrelado afetará a estabilidade, a capacidade de travagem, resistência, desempenho e economia do veículo.
Nunca sobrecarregue um veículo ou atrelado. Para mais informações, consulte um Concessionário Autorizado Mazda.
CUIDADO
Limites de Peso
O peso total do atrelado, peso bruto combinado e o peso exercido pelo atrelado na bola de reboque deverão encontrar-se dentro dos limites indicados na Tabela de Pesos Limite para Reboque.
PESO TOTAL DO ATRELADO:
Soma dos pesos do atrelado e da sua carga.
PESO BRUTO COMBINADO:
Soma dos pesos do atrelado e do veículo; incluindo os pesos do dispositivo de reboque, dos passageiros e da carga do veículo.
PESO NO GANCHO DO ATRELADO:
Peso exercido pelo gancho do atrelado na esfera de reboque. Varia conforme a disposição da carga no atrelado.
CUIDADO
Tenha atenção às diferenças de peso do reboque quando rebocar a elevadas altitudes. Para altitudes superiores a 1.000 m, reduza sempre a carga de reboque em 10% por cada aumento de 1.000 m de altitude, a partir da carga indicada em peso bruto combinado na tabela de pesos limite para reboque. Se o peso máximo total de reboque for excedido, o motor e outros componentes do grupo motopropulsor poderão ficar danificados.
Tabela de pesos limite para reboque
Europa/Declive até 12%
×: Disponível
-: Não disponível
PESO NO GANCHO DO ATRELADO: 75 kg
Alemanha e Áustria/Declive até 8%
×: Disponível
-: Não disponível
PESO NO GANCHO DO ATRELADO: 75 kg
Israel/Declive até 12%
PESO NO GANCHO DO ATRELADO: 75 kg
África do Sul/Declive até 12%
×: Disponível
-: Não disponível
PESO NO GANCHO DO ATRELADO: 75 kg
AVISO
Mantenha as cargas dentro dos limites especificados na Tabela de Pesos Limite para Reboque: Tentar rebocar cargas superiores àquelas especificadas poderá causar uma condução perigosa e problemas de desempenho que poderão resultar em ferimentos pessoais ou danos para o veículo, ou ambos.
Mantenha o peso aplicado no gancho do atrelado dentro dos limites especificados na Tabela de Pesos Limite para Reboque: Carregar o atrelado com mais peso atrás do que à frente pode ser perigoso. Tal poderá causar a perda de controlo do veículo ou um acidente.
NOTA
Dispositivo de Reboque
Sempre que rebocar um atrelado utilize um dispositivo de reboque apropriado.
Recomendamos a utilização de um dispositivo de reboque genuíno Mazda. Utilize os orifícios originais realizados pelo fabricante do veículo para montar o dispositivo de reboque. Para mais informações contacte o seu Concessionário Autorizado Mazda.
Pneus
Sempre que rebocar um atrelado, certifique-se que a pressão de todos os pneus se encontra dentro dos valores recomendados, medidos com os pneus frios, tal como indicado na tabela de pressão dos pneus que se encontra na estrutura da porta do condutor. As medidas, capacidade de carga e pressões dos pneus do atrelado devem estar de acordo com as especificações do fabricante dos pneus.
AVISO
Nunca utilize o pneu sobressalente temporário quando rebocar um atrelado: É perigoso utilizar um pneu sobressalente temporário no seu veículo enquanto reboca um atrelado, pois poderá dar origem a um furo no pneu, perda de controlo e ferimentos nos ocupantes do veículo.
Correntes de Segurança
As correntes de segurança devem ser usadas como medida de precaução, caso o atrelado se solte inadvertidamente. Estas devem passar sob o gancho do atrelado e ligar ao dispositivo de reboque. Deixe folga suficiente para permitir curvas completas. Para mais informações, consulte a literatura publicada pelo fabricante do seu atrelado ou do dispositivo de reboque.
AVISO
Certifique-se que a corrente de segurança está montada corretamente quer no veículo quer no atrelado antes de iniciar viagem: É perigoso rebocar um atrelado sem corrente de segurança fixada ao atrelado e ao veículo. Se ocorrerem danos na unidade de acoplamento ou na esfera de reboque, o atrelado pode soltar-se e provocar um acidente.
Luzes do Atrelado
CUIDADO
Não ligue o sistema de iluminação do atrelado diretamente ao sistema de iluminação do seu Mazda. Caso contrário, poderá danificar o sistema elétrico do seu veículo e os sistemas de iluminação. Para ligar o sistema de iluminação do atrelado ao veículo, consulte um Concessionário Autorizado Mazda.
Travões do Atrelado
Consulte os Limites de Peso na Tabela de Pesos Limite para Reboque (página 3-60), e se o peso do seu atrelado exceder o PESO TOTAL DO ATRELADO descrito (Atrelado sem travões), serão necessários travões no atrelado.
Se o seu atrelado possuir travões, certifique-se que cumprem os requisitos.
AVISO
Não ligue um sistema de travagem hidráulico do atrelado ao sistema de travagem do veículo: É perigoso ligar um sistema de travagem hidráulico diretamente ao sistema de travagem do veículo, pois poderá resultar numa travagem desadequada colocando em risco a integridade física dos ocupantes do veículo.
Sugestões Sobre o Reboque de Atrelados
Antes de conduzir
Em condução
CUIDADO
Se o veículo exceder os 100 km/h quando estiver a rebocar um atrelado, poderá sofrer danos.
Estacionamento
Evite estacionar em planos inclinados quando rebocar um atrelado. Se for mesmo necessário, siga as seguintes instruções.
Estacionamento em Plano Inclinado
1. Acione o travão de estacionamento e os travões.
2. Solicite a ajuda de uma pessoa para colocar uns calços nas rodas do veículo e no atrelado enquanto trava o veículo.
3. Após o bloqueio das rodas, liberte o travão de estacionamento e os travões suavemente, permitindo dessa forma que os calços suportem a carga.
4. Ative o travão de estacionamento de modo firme.
5. Se o veículo estiver equipado com caixa de velocidades automática, coloque a alavanca de velocidades na posição P. Se estiver equipado com caixa de velocidades manual, coloque a alavanca de velocidades em 1ª velocidade ou em marcha-atrás (R).
Arranque em Plano Inclinado
1. Ligue o motor.
2. Liberte o travão de estacionamento e avance suavemente uma pequena distância a partir dos calços.
3. Pare num plano horizontal mais próximo, acione o travão de estacionamento e recolha os calços.