Lexus NX300 - Manual do Proprietário > Pneus

Substitua ou faça rodízio dos pneus conforme os planos de manutenção e desgaste das bandas de rodagem.

Inspeção dos pneus

Verifique se os indicadores de banda de rodagem são apresentados nos pneus.

Verifique o desgaste desigual, bem como o desgaste excessivo em um dos lados da banda de rodagem do pneu.

Verifique a condição e a pressão do pneu reserva temporário se não houver rodízio dos pneus.

  1. Banda de rodagem nova

  2. Banda de rodagem desgastada

  3. Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem

A posição dos indicadores de desgaste da banda de rodagem é demostrada por um "TWI" ou pela marca" ", etc., moldadas na parede lateral de cada pneu.

Substitua os pneus se os indicadores de desgaste da banda de rodagem estiverem evidentes.

Cuidados básicos

Ao substituir os pneus do veículo Os pneus deverão ser substituídos se:

Em caso de dúvida, consulte uma Concessionária Autorizada Lexus.

Vida útil dos pneus Qualquer pneu com mais de 6 anos deverá ser verificado por um técnico qualificado, mesmo que tenha sido raramente usado ou não haja danos evidentes.

Se o desgaste da banda de rodagem estiver abaixo de 4 mm em pneus para neve A efetividade dos pneus para neve será perdida.

ATENÇÃO

Ao inspecionar ou substituir os pneus Observe as seguintes precauções para evitar acidentes.

A negligência poderá resultar em danos aos componentes do conjunto de tração, bem como características perigosas de manuseio, que poderão causar acidentes com ferimentos graves ou fatais.

  • Não instale pneus de fabricação, modelos ou padrão de banda de rodagem diferentes.

    Além disso, não instale pneus com desgaste de banda de rodagem diferentes.

  • Use somente pneus nas dimensões recomendadas pela Lexus.
  • Não instale pneus radiais, diagonais cintados ou diagonais, simultaneamente.
  • Não use simultaneamente pneus para verão, para todas as estações e para inverno.
  • Não use pneus que tenham sido usados em outro veículo.

    Não use pneus se você não conhecer a condição de uso anterior.

  • Não reboque se um pneu reserva temporário compacto estiver instalado no veículo.

 

NOTA

Dirigir em pistas não pavimentadas Esteja especialmente atento ao dirigir em pistas com superfícies não pavimentadas ou com buracos.

Estas condições poderão causar perda de pressão de ar dos pneus, reduzindo a capacidade de aderência dos pneus. Além disso, dirigir em pistas não pavimentadas poderá danificar os pneus, bem como as rodas e a carroçaria do veículo.

Se a pressão de inflagem de cada pneu ficar baixa durante a condução Não continue a dirigir, pois os pneus e/ou as rodas poderão ser arruinados.

Rodízio dos pneus

Faça o rodízio dos pneus na ordem indicada.

Para equalizar o desgaste dos pneus e ajudar a prolongar a vida útil dos pneus, a Lexus recomenda que o rodízio dos pneus seja feito aproximadamente nos seguintes intervalos: A cada 5.000 km Não se esqueça de inicializar o sistema de advertência de pressão dos pneus após efetuar o rodízio.

  1. Compartimento Dianteiro

Cuidados básicos

Verificações de rotina da pressão de inflagem O sistema de advertência de pressão dos pneus não substitui as verificações de rotina da pressão de inflagem dos pneus. Certifique-se de verificar a pressão de inflagem dos pneus como parte da rotina de verificações diárias do veículo.

Sistema de advertência de pressão dos pneus

O seu veículo está equipado com um sistema de advertência de pressão dos pneus, que utiliza válvulas e transmissores de advertência de pressão dos pneus para detectar baixa pressão de inflagem dos pneus antes que surjam problemas sérios.

Cuidados básicos

"Este equipamento opera em caráter secundário, isto é, não tem direito a proteção contra interferência prejudicial, mesmo de estações do mesmo tipo, e não pode causar interferência a sistemas operando em caráter primário."

Situações em que o sistema de advertência de pressão dos pneus pode não funcionar adequadamente

Instalação das válvulas e transmissores de advertência de pressão dos pneus

Ao substituir pneus ou rodas, será necessário substituir também as válvulas e os transmissores de advertência de pressão dos pneus.

Ao instalar novas válvulas e transmissores de advertência de pressão dos pneus, novos códigos de ID deverão ser registrados no computador de advertência de pressão dos pneus e o sistema de advertência de pressão dos pneus deverá ser inicializado.

Providencie para que os códigos de ID da válvula e do transmissor de advertência de pressão dos pneus sejam registrados pela Concessionária Autorizada Lexus.

Ao substituir os pneus e as rodas Se o código de ID da válvula e do transmissor de advertência de pressão dos pneus não for registrado, o sistema de advertência de pressão dos pneus não funcionará adequadamente.

Após conduzir durante cerca de 20 minutos, a luz de advertência de pressão dos pneus piscará por 1 minuto e permanecerá acesa para indicar uma falha no funcionamento do sistema.

NOTA

Reparo ou substituição de pneus, rodas, válvulas de advertência de pressão dos pneus, transmissores e tampas de válvulas de pneus

  • Ao remover ou instalar as rodas, os pneus ou a válvula e o transmissor de advertência de pressão dos pneus, entre em contato com a Concessionária Autorizada Lexus, já que a válvula e o transmissor de advertência de pressão dos pneus podem ser danificados se não forem manuseados corretamente.
  • Certifique-se de instalar as tampas de válvulas dos pneus. Se as tampas de válvulas dos pneus não forem instaladas, poderá ocorrer infiltração de água nas válvulas de advertência de pressão dos pneus e estas poderiam ficar presas.
  • Não use tampas não especificadas ao substituir as tampas de válvulas dos pneus.

    A tampa poderá ficar presa.

Para evitar danos às válvulas de advertência de pressão dos pneus e transmissores Quando um pneu for reparado com vedantes líquidos, a válvula e o transmissor de advertência de pressão do pneu poderá não funcionar adequadamente. Se for utilizado um vedante líquido, entre em contato com a Concessionária Autorizada Lexus assim que possível. Certifique-se de substituir a válvula e o transmissor de advertência de pressão do pneu ao substituir o pneu.

Inicialização do sistema de advertência de pressão dos pneus

O sistema de advertência de pressão dos pneus deve ser inicializado nas seguintes circunstâncias:

Quando o sistema de advertência de pressão dos pneus for inicializado, a pressão de inflagem atual será ajustada como a pressão de referência.

Como inicializar o sistema de advertência de pressão dos pneus

1. Estacione o veículo em um local seguro e desligue o botão de partida.

A inicialização não pode ser realizada enquanto o veículo estiver em movimento.

2. Ajuste a pressão de inflagem dos pneus ao nível especificado para pneu frio.

Cuidados básicos

Certifique-se de ajustar a pressão ao nível de inflagem especificado para pneu frio. O sistema de advertência de pressão dos pneus funcionará com base nesse nível de pressão.

3. Coloque o botão de partida no modo IGNITION ON.

4. Pressione ou dos interruptores de controle dos medidores e depois pressione .

5. Pressione ou dos interruptores de controle do medidor, selecione "Vehicle Settings" (Configurações do Veículo) e depois pressione .

6. Pressione ou dos interruptores de controle dos medidores, selecione "TPMS" e depois aperte e mantenha pressionado .

A "Tire Pressure Recalibrating. Please Wait Until Complete" (Recalibragem da Pressão dos Pneus. Por Favor, Espere Até Finalizar) será exibido no visor multifunção e a luz de advertência de pressão dos pneus piscará devagar por 3 vezes.

Quando a mensagem desaparecer, a inicialização estará completa.

Inicialização do sistema de advertência de pressão dos pneus Inicialize o sistema com a pressão de inflagem dos pneus ajustada ao nível especificado.

A operação de inicialização

Desempenho de advertência do sistema de advertência de pressão dos pneus A advertência do sistema de advertência de pressão dos pneus mudará de acordo com as condições em que foi inicializada. Por esse motivo, o sistema moderá emitir uma advertência mesmo se a pressão do pneu não chegar a um nível suficientemente baixo ou se a pressão for maior do que a pressão ajustada na inicialização do sistema.

No caso de falha na inicialização do sistema de advertência de pressão dos pneus A inicialização pode ser concluída em alguns minutos. No entanto, nos casos abaixo, os ajustes não foram registrados e o sistema não funcionará adequadamente. Se tentativas repetidas para registrar a pressão de inflagem do pneu não obtiverem êxito, providencie a inspeção do veículo por uma Concessionária Autorizada Lexus.

ATENÇÃO

Ao inicializar o sistema de advertência de pressão dos pneus Não inicialize a pressão de inflagem dos pneus sem antes ajustar a pressão de inflagem dos pneus ao nível especificado. Caso contrário, a luz de advertência de pressão dos pneus poderá não acender, mesmo que a pressão de inflagem esteja baixa, ou poderá acender quando a pressão de inflagem dos pneus estiver realmente normal.

Registrar códigos de ID

A válvula e o transmissor de advertência de pressão dos pneus estão equipados com um código de ID exclusivo. Quando substituir a válvula e o transmissor de advertência de pressão dos pneus, será necessário registrar o código de ID. Providencie para que o código de ID seja registrado pela Concessionária Autorizada Lexus.

Consulte mais informacao:

 Lexus NX300 - Manual do Proprietário > Compartimento do motor

Componentes Caixas de fusíveis Reservatório de líquido de arrefecimento do motor Tampa do bocal de abastecimento de óleo do motor Vareta de nível de óleo do motor Reservatório do líquido de arrefecimento do intercooler Filtro de ar Bateria Radiador Condensador Ventiladores elétricos de arrefecimento Tanque de fluido do lavador

 Lexus NX300 - Manual do Proprietário > Pressão de inflagem dos pneus

Mantenha a pressão de inflagem correta dos pneus. A pressão de inflagem dos pneus deverá ser verificada no mínimo mensalmente. Entretanto, a Lexus recomenda que a pressão seja verificada a cada 2 semanas.

 KIA Sportage - Manual do Proprietário > Banco traseiro

Regulação dos bancos traseiros As costas dos bancos traseiros podem rebater-se para facilitar o transporte de objectos compridos ou aumentar a capacidade de carga do veículo. AVISO