A travagem de emergência ativa pode ajudar a reduzir os danos e ferimentos resultantes de colisões com veículos, peões e obstáculos diretamente à frente, quando já não é possível evitar uma colisão através da travagem manual ou de uma manobra da direção. Antes de aplicar a Travagem de Emergência Ativa, o condutor é alertado pelo aviso de colisão dianteira ou pelo aviso de proteção dianteira de peões.
A funcionalidade utiliza várias informações (por ex. sensor da câmara, pressão dos travões, velocidade do veículo) para calcular a probabilidade de uma colisão dianteira.
Aviso
O sistema não se destina a substituir a responsabilidade do condutor pela condução do veículo e por se manter atento à estrada. O seu funcionamento está limitado apenas a uso suplementar a fim de reduzir a velocidade do veículo antes de uma colisão.
O sistema poderá não reagir a animais. Após uma mudança súbita de faixa de rodagem, o sistema precisa de algum tempo para detectar o veículo precedente.
O condutor tem de estar sempre pronto para reagir e aplicar os travões e realizar as manobras de direção necessárias para evitar colisões.
Condições de funcionamento
A Travagem de Emergência Ativa está equipada com uma câmara dianteira e funciona numa velocidade de marcha em frente acima da velocidade de marcha até 85 km/h. O sistema deteta veículos parados apenas de velocidade não exceder 80 km/h.
Activação
Um pré-requisito é que o aviso de colisão dianteira com sistema de câmara dianteira não esteja desativado no menu de personalização do veículo.
Funcionalidade
O sistema inclui:
Travagem automática de emergência
Após a ativação do sistema de preparação dos travões, e imediatamente antes da colisão iminente, esta função aplica automaticamente uma travagem limitada para reduzir a velocidade de impacto da colisão ou evitar uma colisão. Se a Travagem de Emergência Ativa for aplicada, pisca no conjunto de instrumentos.
Dependendo da situação, o veículo poderá travar automaticamente de forma moderada ou brusca. Esta travagem automática dianteira apenas pode ocorrer se for detetado um veículo ou um peão à frente.
A travagem automática de emergência poderá abrandar o veículo até parar por completo, no sentido de tentar evitar uma possível colisão.
Aviso
A travagem automática de emergência é uma função de preparação de emergência para uma colisão e não foi concebida para evitar colisões. Não depender do sistema para travar o veículo. A travagem automática de emergência não trava fora do respetivo intervalo de velocidades e apenas reage a veículos e peões detetados.
Assistência à travagem proactiva
Além da travagem automática de emergência, a assistência à travagem proativa confere maior sensibilidade à assistência à travagem. Por isso, carregar menos fortemente no pedal do travão resulta numa travagem a fundo imediata.
Esta função ajuda o condutor a travar mais rapidamente e mais a fundo antes da colisão iminente.
Aviso
A travagem de emergência activa não se destina a aplicar uma travagem autónoma a fundo ou a evitar automaticamente uma colisão. Está concebida para reduzir a velocidade do veículo antes de uma colisão. Poderá não reagir a animais. Após uma mudança súbita de faixa de rodagem, o sistema precisa de algum tempo para detectar o veículo precedente.
O condutor deve aplicar sempre a máxima atenção e concentração durante a condução. O condutor tem de estar sempre pronto para reagir e aplicar os travões e realizar as manobras de direção necessárias para evitar colisões.
O sistema foi concebido para funcionar com todos os ocupantes a usar cinto de segurança.
Desactivação
A Travagem de Emergência Ativa pode ser desativada no menu de personalização. Se for desativada, acende-se no conjunto de instrumentos e é apresentada uma mensagem de aviso no Centro de Informação do Condutor.
Recomendamos a desativação do sistema na personalização do veículo nos seguintes casos:
Limitações do sistema
Em alguns casos, o sistema de travagem de emergência activa poderá accionar uma travagem automática em situações que parecem desnecessárias, por exemplo em garagens de estacionamento, devido a sinais de trânsito numa curva ou veículos noutra faixa. Trata-se de um funcionamento normal; o veículo não necessita de assistência técnica.
Carregar firmemente no pedal do acelerador para anular a travagem automática se a situação e o ambiente em volta o permitirem.
Nos seguintes casos, o desempenho da Travagem de Emergência Ativa é limitado:
É sempre necessária uma atenção total durante a condução e deve estar pronto a agir e a aplicar os travões e / ou assumir o controlo do veículo para evitar colisões.
Avaria
Caso o sistema necessite de manutenção, é apresentada uma mensagem no Centro de Informação do Condutor.
Se o sistema não funcionar como deve de ser, são apresentadas mensagens do veículo no Centro de Informação do Condutor.