NOTA
Se o seguinte ocorrer durante a condução, poderá significar a existência de um pneu furado.
Se tiver um pneu furado, conduza lentamente em direção a um local nivelado e afastado da via de circulação e do tráfego para substituir o pneu.
É perigoso parar no meio do trânsito ou na berma de uma rua movimentada.
AVISO
Siga as orientações para a substituição de um pneu: É perigoso substituir um pneu se o procedimento não for realizado corretamente.
O veículo poderá escorregar do macaco e ferir alguém seriamente. Nenhuma pessoa deve colocar qualquer parte do seu corpo debaixo de um veículo que esteja a ser suportado unicamente por um macaco.
Nunca permita que uma pessoa permaneça no interior de um veículo suportado por um macaco: É perigoso permitir que alguém permaneça no veículo suportado por um macaco. O ocupante pode provocar a queda do veículo, o que pode resultar em ferimentos.
NOTA
Verifique se o macaco está lubrificado, antes de o usar.
1. Estacione numa superfície nivelada e estável, afastada da via de circulação e acione o travão de estacionamento.
2. Coloque a alavanca de velocidades na posição (P) no caso de uma caixa de velocidades manual ou na posição (R) ou 1 no caso de uma caixa de velocidades manual e desligue o motor.
3. Ligue as luzes de emergência.
4. Faça sair todos os ocupantes e peça-lhes que se afastem do veículo e do trânsito.
5. Retire o macaco, as ferramentas e o pneu sobressalente.
6. Coloque calços na roda diagonalmente oposta ao pneu furado. Quando bloquear uma roda, coloque calços à frente e atrás do pneu.
NOTA
Quando bloquear um pneu, utilize pedras ou blocos de madeira de tamanho suficiente para suportar o pneu no lugar.
Desmontagem de um Pneu Furado
AVISO
Quando levantar um veículo, coloque sempre a alavanca de velocidades na 1ª velocidade ou em marcha-atrás (R) (caixa de velocidades manual) ou na posição P (caixa de velocidades automática), aplique o travão de estacionamento e coloque calços de rodas na posição diagonalmente oposta ao macaco: É perigoso substituir um pneu furado sem utilizar calços de rodas, pois o veículo poderá mover-se e cair do macaco mesmo com a alavanca de velocidades colocada na 1ª velocidade, marcha-atrás (R) ou na posição P, podendo resultar num acidente.
1. Se o seu veículo estiver equipado com tampões nas rodas, retire o tampão da roda com a extremidade chanfrada da alavanca do macaco.
NOTA
Introduza a extremidade da alavanca firmemente entre a roda e o tampão da roda, caso contrário a desmontagem poderá ser difícil.
CUIDADO
Alinhe o entalhe do tampão da roda com a haste da válvula quando a montar.
Caso contrário, poderá provocar danos durante a montagem.
2. Alivie as porcas rodando-as no sentido anti-horário, mas não retire nenhuma porca até o pneu estar levantado do solo.
3. Posicione o macaco no chão.
4. Rode o fuso do macaco no sentido indicado na figura e ajuste a cabeça do macaco de modo a ficar próxima da posição de instalação no veículo.
5. Coloque o macaco debaixo da posição de instalação no veículo mais próxima do pneu que pretende substituir, com a cabeça do macaco rigorosamente debaixo do ponto de instalação.
6. Continue a levantar gradualmente a cabeça do macaco, rodando o fuso com a mão até a cabeça do macaco ser introduzida na posição de instalação no veículo.
AVISO
Utilize apenas as posições de instalação dianteiras e traseiras do macaco recomendadas neste manual: É perigoso tentar levantar o veículo noutras posições diferentes das recomendadas neste manual. O veículo poderá escorregar do macaco e ferir alguém seriamente ou até provocar a morte. Utilize apenas as posições de instalação dianteiras e traseiras do macaco recomendadas neste manual.
Utilize apenas as posições de instalação do macaco no veículo designadas e não coloque quaisquer objetos por cima ou debaixo do macaco: É perigoso levantar o veículo com o macaco numa posição de instalação diferente da designada, ou colocar objetos por cima ou debaixo do macaco, pois poderá deformar a carroçaria do veículo, ou o veículo poderá escorregar do macaco, resultando em acidente.
Utilize apenas o macaco fornecido com o seu Mazda: É perigoso utilizar um macaco que não esteja concebido para o seu Mazda. O veículo poderá escorregar do macaco e ferir alguém seriamente.
Nunca coloque objetos debaixo do macaco: É perigoso levantar o veículo com um objeto debaixo do macaco. O macaco poderá escorregar, podendo alguém sofrer graves ferimentos tanto pelo macaco como pelo veículo em queda.
7. Introduza a alavanca do macaco e coloque a chave de rodas para levantar o pneu.
8. Rode a manivela do macaco no sentido horário até haver um espaço suficiente para a montagem do pneu sobressalente. Antes de remover as porcas, verifique se o seu Mazda está numa posição fixa, em que não pode escorregar ou mover-se.
AVISO
Não levante o veículo a uma altura superior à necessária: É perigoso levantar o veículo a uma altura superior à necessária, pois poderá desestabilizar o veículo, resultando num acidente.
Não ligue o motor nem abane o veículo enquanto estiver suportado pelo macaco: É perigoso ligar o motor ou abanar o veículo enquanto se mantiver suportado pelo macaco, pois poderá causar o escorregamento e a queda do veículo e resultar num acidente.
Nunca se coloque debaixo do veículo quando suportado pelo macaco: É perigoso colocar-se debaixo do veículo quando suportado pelo macaco, pois poderá resultar em ferimentos graves ou na morte se o veículo escorregar e cair do macaco.
9. Desmonte as porcas das jantes rodando-as no sentido anti-horário; de seguida desmonte a jante e o tampão.
Montagem do Pneu Sobressalente
1. Remova a terra e sujidade da jante e do cubo, incluindo os fusos do cubo da roda, com um pano.
AVISO
Verifique se as superfícies de contacto da jante, cubo e porcas estão limpas antes de trocar ou substituir os pneus: É perigoso trocar ou substituir um pneu sem remover a sujidade das superfícies de contacto da jante, cubo e porcas. As porcas poderão soltar durante a condução do veículo e causar a libertação do pneu, resultando num acidente.
2. Monte o pneu sobressalente.
3. Instale as porcas da jante com a extremidade chanfrada virada para dentro; aperte-as primeiro à mão.
AVISO
Não aplique óleo ou massa lubrificante nas porcas e fusos de fixação e não aperte as porcas com um binário de aperto superior ao especificado: É perigoso aplicar óleo nas porcas e fusos de fixação. As porcas poderão soltar durante a condução do veículo e causar a libertação do pneu, resultando num acidente.
Adicionalmente, as porcas e fusos de fixação podem ficar danificados se forem apertados mais do que o necessário.
4. Rode a chave de rodas no sentido anti-horário e baixe o veículo.
5. Utilize a chave para apertar as porcas pela ordem indicada na figura.
Se não tiver a certeza sobre o aperto das porcas, solicite a inspeção das mesmas por um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
AVISO
Aperte sempre as porcas corretamente: É perigoso apertar as porcas incorretamente. A roda poderá abanar ou soltar-se. Tal poderá provocar a perda de controlo do veículo e causar um grave acidente.
Monte as mesmas porcas de fixação que desmontou ou substitua por porcas métricas com a mesma configuração: Como os fusos e as porcas do seu Mazda possuem roscas métricas, é perigoso utilizar porcas de outro sistema de unidades diferente do sistema métrico. Num fuso métrico, não fixaria a jante e poderia danificar o fuso, provocando a libertação da jante e causar um acidente.
6. Remova os calços dos pneus e arrume as ferramentas e o macaco.
7. Guarde o pneu danificado no compartimento de bagagens do veículo.
8. Verifique a pressão do pneu.
9. Solicite a reparação ou substituição do pneu furado o mais cedo possível.
NOTA
(Com sistema de monitorização da pressão dos pneus) Não pressione o interruptor do sistema de monitorização da pressão dos pneus depois de instalar o pneu sobressalente. O interruptor apenas deverá ser pressionado depois de montar o pneu furado reparado ou montar um pneu de substituição.
AVISO
Não conduza com os pneus a uma pressão incorreta: É perigoso conduzir com os pneus a uma pressão incorreta. Os pneus a uma pressão incorreta podem afetar o comportamento do seu veículo e resultar em acidente.
Quando verificar a pressão dos pneus convencionais, verifique também a pressão do pneu sobressalente.
NOTA
Para evitar ruídos, arrume o macaco e as ferramentas corretamente.