Travões
Este veículo possui travões assistidos que se ajustam automaticamente durante a utilização normal.
Caso essa assistência falhe, poderá continuar a travar carregando no pedal dos travões com mais força do que habitualmente. No entanto, a distância de travagem será superior ao normal.
AVISO
Não conduza com o motor desligado, encontre um local seguro para parar: É perigoso continuar a conduzir com o motor desligado. É necessário um esforço superior para travar e a assistência à travagem poderá ser reduzida se pressionar repetidamente o pedal dos travões. Assim poderão ser necessárias maiores distâncias de paragem podendo até provocar um acidente.
Engrene uma velocidade baixa quando conduzir em descidas de elevado declive: É perigoso conduzir continuamente com o pé no pedal dos travões ou aplicar os travões durante longas distâncias. Poderá causar sobreaquecimento nos travões, diminuindo a sua eficiência ou eliminando totalmente a potência de travagem. Tal poderá causar a perda de controlo do veículo ou um grave acidente. Evite aplicar continuamente os travões.
Seque os travões conduzindo muito lentamente, libertando o pedal do acelerador e aplicando ligeiramente os travões até o desempenho dos mesmos voltar à condição normal: É perigoso conduzir com travões molhados. As distâncias de travagem aumentam e o veículo pode desviar para um lado quando os travões são aplicados, podendo resultar num grave acidente.
Uma travagem ligeira indicará se os travões foram afetados.
CUIDADO
Travão de Estacionamento Elétrico (EPB)
O travão de estacionamento elétrico aplica o travão de estacionamento utilizando um motor elétrico. Quando o travão de estacionamento é aplicado, a luz indicadora do interruptor do EPB é ligada.
AVISO
Não conduza o veículo com o travão de estacionamento aplicado: Se o veículo for conduzido com o travão de estacionamento aplicado, as peças do travão podem gerar calor e o sistema do travão pode não funcionar, provocando um acidente.
Antes de conduzir, liberte o travão de estacionamento e verifique se a luz indicadora do EPB está desligada.
NOTA
1 minuto antes de operar novamente o interruptor do EPB.
Pode ser ouvido um som de funcionamento, contudo isso não significa um problema.
Ao aplicar o travão de estacionamento
O travão de estacionamento pode ser aplicado independentemente da posição do interruptor da ignição.
Pressione com segurança o pedal dos travões e puxe o interruptor do EPB.
O travão de estacionamento é aplicado e a luz indicadora do EPB e a luz indicadora do interruptor do EPB são ligadas.
Ao libertar o travão de estacionamento
O travão de estacionamento pode ser libertado quando a ignição é ligada ou o motor está em funcionamento. Quando o travão de estacionamento é libertado, a luz indicadora do EPB e a luz indicadora do interruptor do EPB são desligadas.
Libertação manual do travão de estacionamento
Pressione adequadamente o pedal dos travões e pressione o interruptor do EPB.
Se o interruptor do EPB for pressionado sem pressionar o pedal dos travões, a luz indicadora no painel de instrumentos notifica o condutor de que o pedal dos travões não está pressionado.
A luz indicadora de pedido de operação do pedal dos travões (verde) no painel de instrumentos liga.
Libertação automática do travão de estacionamento
Se o pedal do acelerador for pressionado com o travão de estacionamento aplicado e todas as seguintes condições reunidas, o travão de estacionamento é libertado automaticamente.
(Caixa de velocidades manual)
(Caixa de velocidades automática)
NOTA
Se algo, tal como o pé do condutor, entrar em contacto com o pedal do acelerador com o motor ligado e o travão de estacionamento aplicado, o travão de estacionamento pode ser libertado automaticamente. Se não pretender conduzir imediatamente, desloque a alavanca das velocidades (caixa de velocidades manual) para a posição de ponto-morto, ou desloque a alavanca das velocidades (caixa de velocidades automática) para a posição P ou N.
Luz Avisadora
A luz avisadora acende se o sistema estiver avariado.
Indicador de Desgaste das Pastilhas dos Travões
Quando as pastilhas dos travões de disco ficarem gastas, os indicadores de desgaste incorporados entram em contacto com os discos dos travões. Este contacto provoca um ruído de chiadeira para avisar que as pastilhas devem ser substituídas.
Quando detetar um ruído desta natureza no seu veículo, consulte um reparador qualificado o mais cedo possível, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
AVISO
Não conduza com as pastilhas dos travões gastas: É perigoso conduzir com pastilhas dos travões gastas. Os travões podem falhar e provocar um grave acidente. Quando detetar um ruído desta natureza no seu veículo, consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
Assistência à Travagem
Durante situações de emergência em que é necessário carregar no pedal dos travões com mais força, o sistema de assistência à travagem assiste a travagem, melhorando a eficiência da travagem.
Quando o pedal dos travões é pressionado de forma intensa ou mais rapidamente, os travões são aplicados com maior vigor.
NOTA
Trata-se de um efeito normal do funcionamento da assistência à travagem e não significa a existência de uma avaria.