KIA Sportage - Manual do Proprietário > Sistema de retenção com cintos de segurança

AVISO
  • Para maximizar a protecção oferecida pelo sistema de retenção, é necessário colocar os cintos de segurança sempre que se viajar no veículo.
  • Os cintos de segurança são mais eficazes com as costas dos bancos na vertical.
  • As crianças de idade igual ou inferior a 12 anos têm sempre de viajar devidamente retidas no banco traseiro. Se um(a) jovem com mais de 12 anos tiver de se sentar no banco do passageiro da frente, terá de viajar com o cinto de segurança bem colocado e o banco o mais recuado possível.
  • Nunca ponha o cinto do ombro debaixo do braço ou por trás das costas. Um cinto de ombro mal colocado pode causar lesões graves numa colisão. O cinto do ombro deve passar a meio deste, sobre a clavícula.
  • Nunca segure objetos frágeis com o cinto de segurança. Se se verificar uma travagem brusca, o cinto de segurança pode danificar os objetos.
  • Evite colocar os cintos de segurança torcidos. Um cinto torcido não é tão eficaz. Numa colisão, pode até infligir cortes no utilizador. Certifique-se de que a correia do cinto está colocada a direito e não torcida.
  • Tenha cuidado para não danificar a correia ou o mecanismo do cinto de segurança. Se isso acontecer, substitua o cinto.

 

AVISO

Os cintos de segurança foram concebidos para assentar na estrutura óssea do corpo e devem ser colocados inferiormente, a atravessar a frente da pélvis, ou a pélvis, o tórax e os ombros, consoante o caso. É de evitar a colocação da parte do colo por cima da zona abdominal.

Para oferecerem a protecção a que se destinam, os cintos de segurança devem ajustar-se o mais firmemente possível, sem comprometer o conforto dos utilizadores. Um cinto de segurança lasso diminui em muito a protecção oferecida ao ocupante.

É preciso ter cuidado para evitar a contaminação da correia com produtos de polimento, óleos, químicos e, especialmente, ácido da bateria. Para se fazer a limpeza em segurança, deve-se utilizar um sabão pouco agressivo e água.

Se a correia ficar gasta, contaminada ou danificada, deve-se substituir o cinto. Mesmo que os danos não sejam evidentes, é fundamental substituir todo o conjunto do cinto depois da sua actuação num grande impacto. Os cintos não devem ser colocados com as correias torcidas. Cada conjunto de um cinto de segurança só pode ser utilizado por um único ocupante. É perigoso colocar um cinto à volta de uma criança transportada ao colo de um ocupante.

 

AVISO
  • O utilizador não deve efectuar quaisquer modificações ou acrescentos que impeçam a actuação dos dispositivos de ajustamento dos cintos de segurança ou o ajustamento do conjunto de um cinto de modo a eliminar a folga.
  • Quando apertar o cinto de segurança, certifique-se de que não introduz a lingueta na fivela correspondente ao cinto de outro banco. Isso seria muito perigoso, pois desta forma a protecção do cinto não seria a mais adequada.
  • Enquanto vai a conduzir, não desaperte e aperte o cinto de segurança repetidamente, pois poderia perder o controlo do veículo e ter um acidente do qual provavelmente resultariam danos materiais, feridos ou mesmo mortos.
  • Quando colocar o cinto de segurança, certifique-se de não passou o mesmo por cima de algum objecto duro ou que se possa partir com facilidade.
  • Certifique-se de que não se encontra qualquer corpo estranho dentro da fivela, que possa prejudicar o fecho adequado do cinto.

Cintos de segurança

Aviso do cinto de segurança do condutor

Para alertar o condutor, a luz de aviso para colocação do cinto de segurança pisca aproximadamente 6 segundos sempre que ligar a ignição (posição "ON"), quer o cinto esteja colocado ou não.

Se o cinto do condutor não tiver sido colocado depois da ignição estar ON (ligada), a luz de aviso manter-se-á ligada até colocar o cinto de segurança.

Se continuar sem pôr o cinto e conduzir a mais de 9 km/h, a luz avisadora começa a piscar até reduzir a velocidade para menos de 6 km/h. (se instalado) Se mantiver o cinto de segurança por apertar e se o veículo se deslocar a mais de 20 km/h, o aviso sonoro do cinto de segurança irá soar durante aproximadamente 100 segundos e a luz de aviso correspondente irá piscar. (se instalado) Se retirar o cinto de segurança com o veículo em movimento a menos de 20 km/h, a luz de aviso dos cintos de segurança acende-se até que o cinto seja colocado.

Cinto de ombro

Cintos de segurança

Ajuste em altura (Para o banco dianteiro)

Para maximizar o conforto e a segurança, pode regular a altura da fixação do cinto de ombro numa de 4 posições.

Se a altura do cinto de segurança, depois de ajustado, estiver demasiado perto do seu pescoço, a sua protecção não será a mais eficaz. A parte do ombro do cinto deve ajustar-se de forma a atravessar por cima do seu tórax e a passar a meio do seu ombro mais próximo da porta, e não do seu pescoço.

Para regular a altura da fixação do cinto de ombro, desça ou suba o regulador da altura para uma posição adequada.

Para fazer subir o regulador de altura, puxe-o para cima (1). Para o baixar, carregue nele para baixo (3) pressionando ao mesmo tempo no botão do regulador de altura (2).

Para colocar a fixação na posição pretendida, liberte o botão. Para se certificar de que a fixação ficou bem segura, experimente fazer deslizar o regulador da altura.

AVISO
  • Verifique se a fixação do cinto de ombro ficou à altura correcta.

    Nunca coloque o cinto do ombro a atravessar o pescoço ou a cara.

    A má colocação dos cintos de segurança pode originar lesões graves num acidente.

  • A não substituição dos cintos de segurança após um acidente pode fazer com que fique à mercê de cintos de segurança que não oferecerão protecção numa outra colisão, podendo causar lesões pessoais ou a morte. Após um acidente, substitua os seus cintos de segurança logo que possível.

Cintos de segurança

Para colocar o cinto de segurança:

Para colocar o seu cinto de segurança, tire-o do retractor e introduza o linguete metálico (1) na fivela (2). Ouvirá um clique de encaixe do linguete na fivela.

O cinto só se ajusta automaticamente ao comprimento correcto depois da parte do ombro ser manualmente ajustada, de forma a rodear firmemente as suas ancas. Se se inclinar para a frente devagar e sem forçar, o cinto estica e permite-lhe mover-se sem dificuldade.

Contudo, em caso de travagem brusca ou impacto, o cinto bloqueia. O mesmo acontecerá se você tentar inclinar-se para a frente demasiado depressa.

INFORMAÇÃO

Se não conseguir puxar o cinto de segurança do respectivo dispositivo de retracção, puxe o cinto com força e liberte-o. Em seguida, deverá ser possível puxá-lo normalmente.

Cintos de segurança

AVISO

A parte do colo do cinto deve ficar colocada o mais baixo possível e ajustar-se firmemente às suas ancas, não à cintura. Se o cinto do colo for colocado num ponto demasiado alto da sua cintura, pode aumentar as possibilidades de lesão em caso de colisão. Os braços não devem ficar ambos por baixo ou por cima do cinto, mas sim um por cima e outro por baixo, tal como se mostra na ilustração.

Nunca coloque o cinto de segurança por baixo do braço mais próximo da porta.

Cintos de segurança

Para libertar o cinto de segurança:

O cinto de segurança liberta-se carregando no botão de libertação (A) na fivela do fecho do cinto. Ao libertar-se, o cinto deve voltar automaticamente para dentro do retractor.

Se isso não acontecer, inspeccione o cinto para verificar se não está torcido e volte a tentar.

Cinto do colo (cinto de colo)

Cintos de segurança

Para colocar o cinto de segurança:

Para colocar um cinto de tipo estático de 2 pontos, introduza o linguete metálico (1) na fivela do fecho do cinto (2). Ouvirá um clique de encaixe do linguete na fivela. Certifique-se de que o cinto ficou devidamente fechado e não está torcido.

Cintos de segurança

Com um cinto de segurança de tipo estático de 2 pontos, o comprimento tem de ser regulado manualmente, para o cinto se ajustar firmemente ao seu corpo. Coloque o cinto e puxe a ponta solta para o apertar. O cinto deve ser colocado o mais baixo possível sobre as suas ancas (1), não sobre a cintura.

Cintos de segurança

Se o cinto ficar demasiado alto, pode aumentar as possibilidades de lesão em caso de colisão.

Para colocar o cinto de segurança traseiro central, tem de se utilizar a fivela com a marca "CENTER".

Cintos de segurança

Para libertar o cinto de segurança:

Se quiser libertar o cinto de segurança, carregue no botão (1) da fivela do fecho.

AVISO

O mecanismo de engate do cinto de colo central é diferente dos cintos de ombro do banco traseiro.

Ao colocar os cintos de ombro ou o cinto de colo central do banco traseiro, certifique-se de que estão introduzidos nas fivelas correctas para maximizar o nível de protecção do sistema de cintos de segurança e garantir o funcionamento correcto do mesmo.

Cinto de segurança do banco central traseiro (Cinto de ombro)

Cintos de segurança

Para colocar o cinto de segurança:

1. Retire a placa da lingueta (A) do orifício da tampa do conjunto do cinto.

Cintos de segurança

2. Introduza placa da lingueta (A) na fivela (A') até ouvir um "clique" que indica que o fecho está bloqueado.

Certifique-se de que o cinto não está torcido.

Cintos de segurança

3. Retire placa da lingueta (B) da bolsa (C).

Cintos de segurança

4. Puxe placa da lingueta (B) e introduza-a na fivela (B') até ouvir um "clique" que indica que o fecho está bloqueado.

Para colocar o cinto de segurança traseiro central, tem de se utilizar a fivela com a marca "CENTER".

INFORMAÇÃO

Se não conseguir puxar o cinto de segurança para fora do retrator, puxeo com firmeza e depois solte-o. Depois de o soltar, deverá conseguir puxar o cinto com suavidade.

Cintos de segurança

Para soltar o cinto de segurança

1. Prima o botão de desbloqueio da fivela (B) e retire a placa da lingueta (B').

Cintos de segurança

2. Introduza a placa da lingueta (B) na bolsa (C).

3. Para retrair o cinto de segurança do banco central traseiro, insira a placa da lingueta (A) no orifício de desbloqueio da correia (A'). Puxe a correia do cinto e depois deixe que esta se retraia automaticamente.

Cintos de segurança

4. Introduza a placa da lingueta (A) no orifício da tampa do conjunto do cinto.

Guardar os cintos de segurança traseiros

Cintos de segurança

ATENÇÃO

Quando for utilizar o cinto de segurança, comece por retirá-lo das guias.

Se puxar o cinto de segurança quando ele está encaixado nas guias pode danificar as guias e/ou o sistema de enrolamento do cinto.

Consulte mais informacao:

 KIA Sportage - Manual do Proprietário > Cintos de segurança

 KIA Sportage - Manual do Proprietário > Cinto de segurança com pretensor (se instalado)

O seu veículo está equipado com pré-tensores dos cintos de segurança do condutor e do passageiro da frente (pré-tensor de retração). Em caso de colisão frontal, os pré-tensores dos cintos de segurança podem ser ativados juntamente com os airbags, se o nível de gravidade do embate o justificar.

 Peugeot 508 - Manual de Instruções (2016) > No caso de risco de impossibilidade de arranque devido à falta de aditivo AdBlue

O dispositivo regulamentar de anti-arranque do motor é activado automaticamente quando o reservatório de AdBlue® está vazio. Autonomia superior a 2 400 km