ATENÇÃO Se um pneu estiver furado Não continue dirigindo com um pneu furado. Conduzir o veículo mesmo em uma pequena distância com um pneu furado poderá danificar o pneu e a roda, resultando em danos irrecuperáveis, que poderiam resultar em um acidente. |
Antes de levantar o veículo
Localização do pneu reserva temporário, do macaco automotivo e das ferramentas
ATENÇÃO Uso do macaco automotivo Observe as precauções abaixo. O uso incorreto do macaco automotivo poderá resultar em ferimentos graves ou fatais se o veículo cair repentinamente dele.
|
Como retirar o macaco automotivo
1. Abra a tampa traseira.
2. Puxe a alavanca para cima e abra a cobertura do assoalho do portamalas.
3. Levante a cobertura do assoalho do porta-malas e remova o gancho no lado de trás da cobertura do assoalho do porta-malas.
4. Utilize o gancho para fixar a cobertura do assoalho conforme exibido na ilustração.
5. Remoção do macaco automotivo.
Ao acondicionar o macaco automotivo, feche-o girando a alavanca indicada por A até que ele não se mova mais, acondicione o macaco automotivo e a cobertura, e pressione no macaco automotivo para fixar com a cinta de borracha.
Remoção do pneu reserva temporário
1. Remova o suporte do porta-malas.
2. Solte o fixador central que prende o pneu reserva temporário.
ATENÇÃO Ao armazenar o pneu reserva temporário Seja cauteloso para não prender os dedos ou outras partes do corpo entre o pneu reserva temporário e a carroçaria do veículo. |
Substituição do pneu furado
1. Calce os pneus.
Pneu furado |
Posição do calço |
Lado esquerdo dianteiro | Atrás do pneu traseiro direito |
Lado direito dianteiro | Atrás do pneu traseiro esquerdo |
Lado esquerdo traseiro | Na frente do pneu dianteiro direito |
Lado direito traseiro | Na frente do pneu dianteiro esquerdo |
2. Solte levemente as porcas da roda (uma volta).
3. Manualmente, gire a parte A do macaco até que o encaixe do macaco automotivo faça contato com o ponto de levantamento.
Os guias dos pontos para levantamento do veículo estão localizado embaixo do painel giratório. Eles indicam os pontos de posicionamento do macaco automotivo.
4. Instale a chave de roda na alavanca do macaco automotivo.
5. Levante o veículo até que o pneu esteja levemente levantado do solo.
6. Remova todas as porcas de roda e o pneu.
Ao apoiar o pneu no solo, coloque-o de modo que o desenho da roda esteja voltado para cima para evitar riscos na superfície da roda.
7. Remova a calota da roda empurrando- a pelo lado de trás.
ATENÇÃO Substituição do pneu furado
Substituição do pneu furado
Substituição de um pneu furado para veículos com tampa traseira elétrica Nos casos em que os pneus forem substituídos, certifique-se de cancelar o sistema da tampa traseira elétrica. A não observação poderá causar o acionamento não intencional da tampa traseira, se o interruptor da tampa traseira for tocado acidentalmente, podendo prender as mãos e os dedos e causar ferimentos. |
Instalação do pneu reserva temporário
1. Remova toda sujeira ou objetos estranhos na superfície de contato da roda.
Se houver objetos estranhos na superfície de contato da roda, as porcas da roda poderão se soltar enquanto o veículo estiver em movimento, e o pneu poderá sair do veículo.
2. Instale o pneu reserva temporário e aperte levemente cada porca com a mão, aproximadamente com o mesmo torque.
Aperte as porcas da roda até que a parte cônica A fique presa e levemente em contato com o cubo da roda B.
3. Instale a chave de roda na alavanca do macaco automotivo.
4. Abaixe o veículo.
5. Aperte firmemente cada porca duas ou três vezes na sequência indicada na ilustração.
Torque de aperto: 103 N.m
6. Acondicione o pneu furado, o macaco automotivo e todas as ferramentas.
O pneu reserva temporário compacto
Utilize o pneu reserva temporário compacto, somente em um caso de emergência.
Depois de trocar o pneu O sistema de advertência de pressão dos pneus deverá ser reinicializado.
Ao usar o pneu reserva temporário compacto Como o pneu reserva temporário compacto não está equipado com válvula de advertência de pressão do pneu e transmissor, a baixa pressão de inflagem do pneu não será indicada pelo sistema de advertência de pressão dos pneus. Além disso, se o pneu reserva temporário compacto for substituído depois que a luz de advertência de pressão dos pneus acender, a luz permanecerá acesa.
Quando o pneu reserva temporário compacto estiver instalado O veículo fica mais lento ao dirigir com o pneu reserva temporário compacto em comparação com pneus padrão.
Se o pneu dianteiro estiver furado em uma estrada coberta por neve ou gelo Instale o pneu reserva temporário compacto em uma das rodas traseiras do veículo. Execute as seguintes etapas e instale correntes para pneu nos pneus dianteiros:
1. Substitua um pneu traseiro pelo pneu reserva temporário compacto.
2. Substitua o pneu dianteiro furado pelo pneu removido da traseira do veículo.
3. Instale correntes para pneus nos pneus dianteiros.
ATENÇÃO Ao usar o pneu reserva temporário compacto
Quando o pneu reserva temporário compacto estiver instalado A velocidade do veículo poderá não ser detectada corretamente e os seguintes sistemas poderão não operar corretamente:
Além disso, não somente o seguinte sistema poderá não ser utilizado totalmente, mas poderá também afetar negativamente os componentes da árvore de transmissão:
|
ATENÇÃO Limite de velocidade ao usar o pneu reserva temporário compacto Não dirija em velocidades acima de 80 km/h quando um pneu reserva temporário compacto estiver instalado no veículo. O pneu reserva temporário compacto não foi projetado para condução em velocidades altas. A não observação poderá levar a um acidente, resultando em ferimentos sérios ou fatais. Após usar as ferramentas e o macaco automotivo Antes de conduzir o veículo, certifique-se de que todas as ferramentas e o macaco automotivo estejam firmemente presos no lugar para reduzir a possibilidade de ferimentos durante uma colisão ou frenagem repentina. |
NOTA Tenha cuidado ao passar sobre obstáculos na pista com o pneu reserva temporário compacto instalado no veículo O veículo fica mais lento ao dirigir com o pneu reserva temporário compacto em comparação com pneus padrão. Tenha cuidado ao passar sobre superfícies irregulares da estrada. Conduzir com correntes para pneus e o pneu reserva temporário compacto Não instale correntes para pneus no pneu reserva temporário compacto. As correntes para pneus poderão danificar a carroçaria do veículo e afetar adversamente o desempenho de direção. Ao substituir os pneus Ao remover ou instalar as rodas, os pneus ou a válvula e o transmissor de advertência de pressão dos pneus, entre em contato com a Concessionária Autorizada Lexus, já que a válvula e o transmissor de advertência de pressão dos pneus podem ser danificados se não forem manuseados corretamente. |