Para equilibrar o desgaste do piso, recomenda-se a rotação dos pneus todos os 12.000 km ou antes, caso surjam desequilíbrios no desgaste.
Durante a rotação, inspeccione os pneus para verificar o seu equilíbrio correcto.
Quando rodar os pneus, inspeccione-os em busca de desgaste ou danos anormais.
Normalmente, o desgaste anormal é provocado por uma pressão incorrecta, um mau alinhamento das rodas, o desequilíbrio das rodas, travagens bruscas ou curvas acentuadas. Procure deformações ou protuberâncias no piso ou no lado do pneu. Se as encontrar, substitua o pneu. Se o tecido ou a lona do pneu estiverem à vista, substitua-o.
Depois de rodar os pneus, lembre-se de regular as pressões dos pneus dianteiros e traseiros de acordo com as especificações e verifique a torção de aperto das rodas.
Sempre que rodar os pneus, inspeccione os calços dos travões de disco em busca de sinais de desgaste.
INFORMAÇÃO
Rode os pneus radiais com um piso de padrão assimétrico apenas da frente para a retaguarda e não da direita para a esquerda.
AVISO
|
Alinhamento das rodas e equilíbrio dos pneus
As rodas do veículo foram atentamente alinhadas e equilibradas na fábrica, de modo a prolongarem ao máximo o tempo de vida útil dos pneus e a maximizarem a performance.
Na maior parte dos casos, não será necessário voltar a alinhar as rodas.
Porém, se notar um desgaste anormal nos pneus ou sentir o veículo a desviar para um dos lados, poderá ser necessário realinhar as rodas.
Se sentir o veículo a vibrar numa estrada de piso regular, poderá ter de realinhar as rodas.
ATENÇÃO A utilização de pesos incorrectos pode danificar as rodas de alumínio do veículo. Utilize apenas pesos aprovados para as rodas. |