O programador de velocidade pode guardar e manter velocidades superiores a 40 km/h. Além disso, pelo menos a terceira velocidade deve ser engatada na caixa de velocidades manual; na caixa de velocidades automática, deve ser selecionada a posição D ou a segunda velocidade ou superior na posição M.
Poderão ocorrer desvios das velocidades guardadas na condução em inclinações ascendentes ou descendentes.
O sistema mantém a velocidade do veículo de acordo com a velocidade predefinida pelo condutor, sem qualquer ação no pedal do acelerador.
A velocidade predefinida pode ser excedida temporariamente pressionando o pedal do acelerador com firmeza.
O estado e a velocidade predefinida são indicados no Centro de Informação do Condutor.
Não utilizar o comando da velocidade de cruzeiro se não for aconselhável manter uma velocidade constante.
Ligar o sistema
Premir no volante: o símbolo e uma mensagem são apresentados no Centro de Informação do Condutor. O sistema ainda não está ativo.
Ativação da funcionalidade
Definição da velocidade pelo condutor
Acelerar até à velocidade pretendida e mover o botão de acionamento manual brevemente para SET/-. A velocidade actual é memorizada e mantida. O pedal do acelerador pode ser solto.
É possível alterar em seguida a velocidade pré-definida movendo o botão de acionamento manual para RES/+ para aumentar ou para SET/- para diminuir a velocidade. Mover o botão de acionamento manual repetidamente para alterar a velocidade em pequenos incrementos, ou mover continuamente para alterar a velocidade em grandes incrementos.
O valor de velocidade é indicado no Centro de Informação do Condutor.
Adotar a velocidade através do sistema de reconhecimento do limite de velocidade
A adaptação inteligente da velocidade informa o condutor se for detetado um limite de velocidade pelo sistema de reconhecimento do limite de velocidade. O limite de velocidade detetado pode ser utilizado como um novo valor para o programador de velocidade.
Através de uma câmara na parte superior do para-brisas, este sistema deteta e lê os sinais de limite de velocidade e de fim do limite de velocidade.
Se o programador de velocidade estiver ativo, o limite de velocidade detetado será apresentado no Centro de Informação do Condutor e "MEM" acende-se.
Premir MEM no volante para solicitar a memorização da velocidade proposta.
Premir MEM no volante novamente para confirmar e guardar a nova definição de velocidade.
Esta velocidade constitui o novo valor para o programador de velocidade.
Esta função pode ser desativada ou ativada no menu de personalização.
Exceder a velocidade definida
A velocidade do veículo pode ser aumentada pressionando o pedal do acelerador. Quando se retira o pé do pedal do acelerador, a velocidade memorizada anteriormente é retomada.
Desativação da funcionalidade
Premir : o programador de velocidade está no modo de pausa e é apresentada uma mensagem. O veículo é conduzido sem programador de velocidade.
O programador de velocidade é desativado, mas não desligado. A última velocidade memorizada permanece na memória para ser retomada mais tarde.
O programador de velocidade é desativado automaticamente quando:
Continuar com a velocidade guardada
Mover o botão de acionamento manual para RES/+ a uma velocidade acima de 40 km/h. A velocidade memorizada é obtida.
Desligar o sistema
Premir : o modo de programador de velocidade é cancelado e a indicação do programador de velocidade apaga-se no Centro de Informação do Condutor.
Premindo para ativar o limitador de velocidade desativa o programador de velocidade.
Desligar a ignição cancela qualquer valor de velocidade programado.
Avaria
Em caso de avaria do programador de velocidade, a velocidade é apagada, sendo apresentados traços de forma intermitente.
O sistema de reconhecimento do limite de velocidade poderá não funcionar corretamente se os sinais de trânsito não cumprirem o disposto na Convenção de Viena sobre a Sinalização Rodoviária.