Os cintos de segurança ajudam a diminuir a possibilidade ou a gravidade de ferimentos em caso de acidente e paragens bruscas. A Mazda recomenda que tanto o condutor como os passageiros usem sempre o cinto de segurança.
Todos os bancos possuem cintos de segurança de três pontos. Estes cintos de segurança possuem enroladores com trincos de inércia que os mantêm afastados quando não estão a ser utilizados. Os trincos permitem aos passageiros que se mantenham confortáveis com os cintos colocados, mas bloqueiam na posição durante uma colisão.
AVISO
Utilize sempre o seu cinto de segurança e verifique se todos os passageiros do veículo estão seguros: Não utilizar o cinto de segurança é extremamente perigoso. Durante uma colisão, os ocupantes que não tenham o cinto de segurança colocado podem atingir alguém ou algo no interior do veículo ou mesmo ser projetados para fora do veículo. Podem ficar gravemente feridos ou até morrer. Na mesma colisão, os passageiros que estiverem a usar o cinto de segurança estarão mais seguros.
Não utilize cintos de segurança torcidos: É perigoso utilizar cintos de segurança torcidos. Em caso de colisão, a largura total do cinto de segurança não está disponível para absorver o impacto. Isto implica um maior esforço aplicado aos ossos, podendo provocar graves ferimentos ou até a morte. Portanto, se o seu cinto de segurança estiver torcido, deverá endireitá-lo para permitir que toda a sua largura seja utilizada.
Nunca utilize um cinto de segurança em mais do que uma pessoa ao mesmo tempo: É perigoso utilizar um cinto de segurança em mais do que uma pessoa simultaneamente. Um cinto de segurança utilizado desta forma não poderá distribuir a força do impacto de forma adequada, pelo que ambos os passageiros poderiam ser esmagados um contra o outro ou feridos com gravidade. Nunca utilize um cinto de segurança em mais do que uma pessoa ao mesmo tempo e opere o veículo com os ocupantes seguros corretamente.
Nunca utilize um cinto de segurança em mais do que uma pessoa ao mesmo tempo.
Nunca opere um veículo com um cinto de segurança danificado: É perigoso utilizar um cinto de segurança danificado. Um acidente poderá danificar o tecido do cinto de segurança em utilização. Um cinto de segurança danificado não poderá proporcionar uma proteção adequada em caso de colisão. Consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda para inspecionar todos os cintos de segurança utilizados durante um acidente antes de serem novamente utilizados.
Substitua imediatamente os cintos de segurança se o pré-tensor ou o limitador de esforço tiverem sido disparados: Consulte sempre um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda, para inspecionar imediatamente os pré-tensores dos cintos de segurança e os airbags após qualquer colisão. Tal como os airbags, os pré-tensores e os limitadores de esforço dos cintos de segurança apenas funcionam uma única vez e deverão ser substituídos após qualquer colisão que tenha causado o seu disparo. Se não substituir os pré-tensores e os limitadores de esforço, o risco de sofrer ferimentos numa colisão aumenta.
Substitua imediatamente os cintos de segurança se o pré-tensor ou o limitador de esforço tiverem sido disparados.
Colocação da Faixa do Ombro do Cinto de Segurança: É perigoso colocar incorretamente a faixa do ombro do cinto de segurança. Coloque sempre a faixa do ombro do cinto de segurança por cima do ombro e próximo do pescoço, mas nunca por baixo do braço, sobre o pescoço ou sobre o braço.
Colocação da Faixa Ventral do Cinto de Segurança: É perigoso colocar a faixa ventral do cinto de segurança demasiado elevada. Em caso de colisão, a força de impacto seria concentrada diretamente na zona abdominal, causando graves ferimentos. Coloque a faixa ventral do cinto de segurança de modo firme e o mais baixo possível.
Instruções de Utilização dos Cintos de Segurança: Os cintos de segurança foram concebidos para suportar a estrutura óssea do corpo e devem ser utilizados em baixo em frente à pélvis, no peito e no ombro, conforme aplicável; deve ser evitada a utilização da faixa ventral do cinto de segurança na zona abdominal.
Os cintos de segurança devem ser utilizados esticados, sem folgas o quanto possível, de modo confortável, proporcionando a proteção para a qual foram concebidos. Um cinto de segurança utilizado com folga diminui em larga medida a proteção fornecida ao utilizador.
Devem ser tomadas precauções para evitar a contaminação do tecido do cinto de segurança com vernizes, abrilhantadores, óleos e químicos, tendo particular atenção a ácido de bateria.
A limpeza dos cintos de segurança pode ser realizada com sabão suave e água. Os cintos de segurança devem ser substituídos se o tecido estiver gasto, contaminado ou danificado.
É essencial substituir todo o conjunto do cinto de segurança se tiver sido utilizado durante uma colisão severa, mesmo que os danos no conjunto do cinto de segurança não sejam óbvios.
Os cintos de segurança não devem ser utilizados torcidos.
Cada conjunto de cinto de segurança deve ser utilizado apenas por um ocupante; é perigoso colocar um cinto de segurança à volta de uma criança transportada no ventre do ocupante.
Não devem ser realizadas modificações ou instalações acessórias pelo utilizador, que possam impedir o funcionamento dos dispositivos de ajuste dos cintos de segurança para eliminar a folga, ou impedir o ajuste do conjunto do cinto de segurança para eliminar a folga.
CUIDADO
O enrolamento dos cintos de segurança poderá tornar-se difícil se os cintos e os anéis estiverem sujos, portanto tente mantê-los limpos. Para mais informações sobre a limpeza dos cintos de segurança.
Mulheres Grávidas e Pessoas em Condições Clínicas Graves
As mulheres grávidas devem usar cinto de segurança. Pergunte ao seu médico quais as recomendações específicas.
O cinto ventral deve ser usado de forma a ficar ACONCHEGADO E NA POSIÇÃO MAIS BAIXA POSSÍVEL E ACIMA DAS ANCAS.
A faixa do ombro do cinto de segurança deve ser colocada em cima do ombro e nunca na zona do estômago.
As pessoas em condições clínicas graves também devem usar cinto de segurança. Confirme com o seu médico as recomendações específicas relativas à sua condição clínica.
Modo Trancamento de Emergência
Quando o cinto de segurança é colocado, estará sempre no modo trancamento de emergência.
No modo trancamento de emergência, o passageiro mantém-se confortável com o cinto de segurança colocado e o enrolador tranca o cinto de segurança na posição onde se encontra durante uma colisão.
Se o cinto de segurança estiver bloqueado e não for possível puxar para fora, retraia o cinto uma vez, de seguida puxe-o para fora lentamente. Se não for possível, puxe o cinto de segurança com força uma vez e solte o mesmo, de seguida puxe-o para fora novamente de forma lenta.