Líquidos e lubrificantes recomendados
Utilizar apenas produtos que cumprem as especificações recomendadas.
Aviso
Os materiais de funcionamento são perigosos e podem ser venenosos. Manusear com cuidado. Prestar atenção à informação presente nos recipientes.
Óleo de motor
O óleo de motor é identificado pela qualidade e pela viscosidade. A qualidade é mais importante que a viscosidade quando se selecciona o óleo de motor a utilizar. A qualidade do óleo garante por exemplo a limpeza do motor, protecção anti-desgaste e controlo do envelhecimento do óleo, enquanto que a graduação da viscosidade dá informação da espessura do óleo numa variedade de temperaturas.
Dexos é a mais recente qualidade do óleo que garante uma protecção ideal para motores a gasolina ou diesel.
Caso não esteja disponível, devem ser utilizados óleos de motor de outras qualidades adequadas. As recomendações para motores a gasolina são também válidas para motores a Gás Natural Comprimido (GNC), Gás Liquefeito de Petróleo (GPL) e Etanol (E85).
Seleccionar o óleo de motor adequado com base na qualidade e na temperatura ambiente mínima.
Atestar com óleo de motor
Atenção
Em caso de óleo derramado, limpar e eliminar corretamente.
Óleos de motor de fabricantes e marcas diferentes poderão ser misturados desde que cumpram os critérios do óleo de motor em qualidade e viscosidade.
A utilização de óleos de motor para todos os motores a gasolina apenas com qualidade ACEA é proibida, uma vez que pode danificar o motor sob determinadas condições de utilização.
Seleccionar o óleo de motor adequado com base na qualidade e na temperatura ambiente mínima.
Aditivos do óleo de motor adicionais A utilização de aditivos do óleo de motor adicionais pode causar danos e invalidar a garantia.
Graduações da viscosidade do óleo de motor A graduação de viscosidade SAE dá informação da espessura do óleo.
O óleo multigraduado é indicado por dois números, como p. ex. SAE 5W-30. O primeiro número, seguido por um W, indica a viscosidade a baixas temperaturas e o segundo número indica a viscosidade a altas temperaturas.
Seleccionar o nível de viscosidade adequado dependendo da temperatura ambiente mínima.
Todos os graus de viscosidade recomendados são adequados para temperaturas ambiente elevadas.
Líquido de arrefecimento e anti-congelante
Utilizar apenas líquido de arrefecimento e anti-congelante (LLC) do tipo de acido orgânico de longa duração, aprovado para o veículo. Consultar uma oficina.
O sistema é atestado de fábrica com líquido de arrefecimento concebido para uma protecção excelente contra corrosão e gelo até aprox. -37 ºC.
Esta concentração deverá ser mantida ao longo de todo o ano. A utilização de aditivos do líquido de arrefecimento adicionais que pretendem dar uma protecção adicional contra a corrosão ou vedar pequenas fugas podem causar problemas de funcionamento. A responsabilidade pelas consequências resultantes da utilização de aditivos de líquido de arrefecimento adicionais será rejeitada.
Líquido lava-vidros
Utilizar apenas líquido limpa-vidros aprovado para o veículo a fim de evitar danos nas escovas do limpa-vidros, na pintura e em peças de plástico e borracha. Consultar uma oficina.
Líquido dos travões e da embraiagem
Com o tempo, o óleo dos travões absorve a humidade o que reduzirá a eficiência de travagem. Por isso, o óleo dos travões deveria ser substituído nos intervalos especificados.