Informações gerais
O equipamento de reboque instalado de fábrica está dobrado sob o pára-choques traseiro.
Qualquer equipamento de reboque montado pós-venda deve ser montado numa oficina. Pode ser necessário fazer alterações que afectem o sistema de arrefecimento, resguardos térmicos ou outro equipamento. Utilizar apenas equipamento de reboque aprovado para o seu veículo.
Para evitar danos no veículo, a porta da bagageira eléctrica não pode ser accionada com o radiotelecomando quando um atrelado está ligado electricamente.
A função de deteção de lâmpada fundida das luzes de travagem do reboque não consegue detetar uma indisponibilidade parcial das lâmpadas. Por exemplo, no caso de quatro lâmpadas de 5 W cada, a função apenas deteta quando resta uma única lâmpada de 5 W funcional ou quando não resta nenhuma lâmpada.
Instalar equipamento para reboque pode cobrir a abertura do olhal de reboque. Caso isso aconteça, utilizar a barra de acoplamento de esfera para rebocar.
Condições de condução e sugestões para o reboque
Antes de fixar um reboque, lubrificar a esfera de acoplamento. Contudo, não o fazer se utilizar um estabilizador na esfera de reboque para reduzir os movimentos de ziguezague.
Durante o reboque de um atrelado, não exceder uma velocidade de 80 km/h. Uma velocidade máxima de 100 km/h apenas é adequada se for utilizado um amortecedor de oscilações e se o peso bruto permitido do reboque não exceder a tara do veículo.
No caso de atrelados com uma estabilidade de condução reduzida e rulotes, recomenda-se vivamente a utilização de um amortecedor de oscilações.
Se o reboque começar a andar aos ziguezagues, reduzir a velocidade; não tentar corrigir a direcção e travar a fundo se necessário.
Numa descida, conduzir na mesma mudança que se utilizaria para fazer essa subida e conduzir a uma velocidade semelhante.
Ajustar a pressão dos pneus para o valor especificado para carga completa.
Rebocar
Cargas de atrelados
As cargas de atrelados permitidas são valores máximos que dependem do veículo e do motor em casa e que não devem ser ultrapassados. A carga de reboque efectiva é a diferença entre o peso bruto efectivo do atrelado e a carga da tomada de acoplamento efectiva com o atrelado ligado.
As cargas de atrelados permitidas estão especificadas nos documentos do veículo. De uma forma geral, são válidas para inclinações de 12 % no máximo.
A carga de reboque admissível aplica-se até à inclinação especificada e ao nível do mar. Uma vez que a potência do motor diminui à medida que a altitude aumenta devido à rarefação do ar, havendo assim menor capacidade de subida, o peso bruto permitido do atrelado também diminui 10 % por cada 1 000 m de altitude. Não é necessário reduzir o peso bruto do atrelado ao conduzir em estradas com inclinações ligeiras (menos de 8 %, p.ex.autoestradas).
O peso bruto do atrelado admissível não deve ser excedido. Esse peso está especificado na placa de identificação.
Carga de acoplamento vertical
A carga de acoplamento vertical é a carga exercida pelo reboque na esfera de acoplamento. Pode ser alterada alterando a distribuição do peso ao carregar o reboque.
A carga de acoplamento vertical máxima permitida de 50 kg está especificada na placa de identificação do equipamento de reboque e nos documentos do veículo. Visar sempre atingir a carga máxima, especialmente no caso de reboques pesados. A carga de acoplamento vertical nunca deve ser inferior a 25 kg.
Carga do eixo traseiro
Quando o reboque está ligado e o veículo rebocador está totalmente carregado, a carga do eixo traseiro permitida (ver placa de identificação ou documentos do veículo) pode ser ultrapassada em 60 kg, mas o peso bruto do veículo não deve ser ultrapassado. Se a carga do eixo traseiro permitida for ultrapassada, não se deve exceder a velocidade máxima de 100 km/h.
Acoplamento de reboque
Atenção
Quando se utilizar o veículo sem um reboque, desmontar a barra da esfera de acoplamento.
Arrumação da barra da esfera de acoplamento
O saco com a barra da esfera de acoplamento é arrumada na cobertura do piso traseiro na bagageira.
Passar a cinta através do olhal de fixação traseiro direito, passar duas vezes à volta e apertar a cinta para prender o saco.
Montagem da barra da esfera de acoplamento
Girar a tomada de ligação para baixo.
Retirar o tampão de vedação da abertura da barra da esfera de acoplamento e arrumar.
Verificar a tensão da barra da esfera de acoplamento
Caso contrário, a barra da esfera de acoplamento tem de ser colocada sob tensão antes de inserida:
Colocar a barra da esfera de acoplamento
Inserir a barra da esfera de acoplamento sob tensão na abertura e empurrar com firmeza para cima até se ouvir um estalido, sinal de encaixe.
O manípulo rotativo volta à posição inicial, assentando contra a barra da esfera de acoplamento sem qualquer folga.
Aviso
Não tocar no manípulo rotativo durante a instalação.
Bloquear a barra da esfera de acoplamento rodando a chave para a posição . Retirar a chave e fechar a tampa de protecção.
Olhal para cabo anti-desengate
Fixar o cabo anti-desengate ao olhal.
Verificar se a barra da esfera de acoplamento está bem montada
Aviso
Apenas é permitido rebocar um atrelado quando a barra da esfera de acoplamento está bem montada. Se a barra da esfera de acoplamento não engatar bem, recorrer à ajuda de uma oficina.
Desmontagem da barra da esfera de acoplamento
Abrir a aba de protecção e rodar a chave para a posição para desbloquear a barra da esfera de acoplamento.
Puxar o manípulo rotativo para fora e rodar no sentido dos ponteiro dos relógios até ao máximo. Puxar a barra da esfera de acoplamento para fora e para baixo.
Colocar o tampão de vedação na abertura.
Girar a tomada de ligação para cima.
Arrumar a barra da esfera de acoplamento no caso e prender fixando a cinta através do olhal de fixação traseiro direito. Enrolar à volta duas vezes e apertar a cinta para prender o saco.