A pintura do seu Mazda representa os últimos desenvolvimentos técnicos em composição e métodos de aplicação.
No entanto, se não forem tomadas medidas de precaução, algumas condições ambientais poderão danificar as propriedades de proteção da pintura.
Aqui ficam alguns exemplos de danos possíveis, com sugestões sobre a melhor forma de os evitar.
Danos Causados por Chuva Ácida ou Poeiras Industriais
Ocorrência
Os poluentes industriais e as emissões dos veículos pairam no ar e misturam- -se com a chuva ou com o orvalho, formando ácidos. Estes ácidos poderão depositar-se sobre a pintura de um veículo. À medida que a água evapora, a concentração do ácido aumenta e pode danificar a pintura.
Quanto mais tempo o ácido permanece na superfície, maior será a hipótese de causar danos.
Prevenção
É necessário lavar e encerar o seu veículo para preservar a pintura de acordo com as instruções desta secção. Estes passos deverão ser seguidos imediatamente, se suspeitar da contaminação da pintura com chuvas ácidas.
Danos Causados por Excrementos de Pássaro, Insetos ou Seiva das Árvores
Ocorrência
Os excrementos de pássaro contêm ácidos.
Se não forem removidos poderão danificar o verniz e várias camadas de pintura do veículo.
Quando insetos ficam agarrados à superfície da pintura e se decompõem, são formados compostos corrosivos. Estes poderão danificar o verniz e várias camadas de pintura do veículo se não forem removidos.
A seiva das árvores irá endurecer e aderir permanentemente à pintura. Se remover a seiva quando já estiver dura, alguma pintura do veículo também será removida.
Prevenção
É necessário lavar e encerar o seu veículo para preservar a pintura de acordo com as instruções desta secção. Tal deverá ser realizado o mais rapidamente possível.
Os excrementos de pássaro poderão ser removidos com uma esponja macia e água.
Se estiver em viajem e tal não for possível, poderá resolver o problema com um lenço húmido. A área limpa deverá ser encerada de acordo com as instruções desta secção.
Insetos e seiva das árvores são mais facilmente removidos com uma esponja macia e água ou com um produto químico apropriado para o efeito.
Outro método consiste em cobrir a área afetada com um jornal húmido durante 1 a 2 horas. Após remover o jornal, remova as manchas amaciadas com água.
Marcas de Água
Ocorrência
Chuva, nevoeiro, orvalho e até água da rede poderão conter minerais nocivos como sal e calcário. Se a humidade contendo estes minerais se depositar sobre o veículo e evaporar, os minerais irão concentrar-se e endurecer para formar anéis brancos. Os anéis poderão danificar a pintura do seu veículo.
Prevenção
É necessário lavar e encerar o seu veículo para preservar a pintura de acordo com as instruções desta secção. Estes passos deverão ser seguidos imediatamente, se encontrar marcas de água na pintura do seu veículo.
Lascamento da Pintura
Ocorrência
O lascamento da pintura ocorre quando a gravilha projetada pelos pneus de outro veículo atinge o seu veículo.
Como evitar o lascamento da pintura
Manter uma distância segura do veículo da frente reduz as hipóteses de lascamento da pintura devido à projeção de gravilha.
NOTA
Por exemplo, quando viajar a 90 km/h, a distância de projeção de gravilha é cerca de 50 m.
Siga todas as instruções contidas no rótulo da embalagem quando utilizar um produto de limpeza ou polimento. Leia todas as notas e avisos.
Manutenção da Pintura
Lavagem
CUIDADO
Não coloque as mãos, nem raspadores no para-brisas quando a alavanca do limpa para-brisas estiver na posição e a ignição na posição ON, pois poderá entalar os dedos ou danificar o limpa para-brisas e as escovas, se o limpa para-brisas for ativado automaticamente.
Se for limpar o para-brisas, certifique-se de que o limpa para-brisas está totalmente desligado (quando é mais provável que o motor seja deixado a funcionar). Isto é particularmente importante quando se limpa gelo ou neve.
Para ajudar a evitar a formação de ferrugem e a deterioração da pintura, lave o seu Mazda completa e frequentemente, pelo menos uma vez por mês, com água morna ou fria.
Se o veículo for lavado incorretamente, a superfície da pintura poderá ser riscada.
Aqui estão alguns exemplos sobre como poderão ocorrer riscos.
Ocorrem riscos na superfície da pintura quando:
NOTA
Para minimizar os riscos na pintura do veículo:
CUIDADO
Poderá danificar a camada protetora; adicionalmente, os produtos de limpeza e detergentes poderão descolorir ou deteriorar a pintura.
Dê especial atenção à remoção de sal, poeira, lama e outras matérias estranhas do lado inferior dos guarda-lamas, e verifique se os orifícios de escoamento da extremidade inferior das portas e embaladeiras se encontram desimpedidos.
Insetos, alcatrão, seiva das árvores, excrementos de pássaro, poeiras industriais, e resíduos similares poderão danificar a pintura se não forem removidos de imediato. Quando a lavagem com água simples se mostrar insuficiente, utilize um sabão brando concebido para a utilização em veículos.
Retire completamente todo o sabão com água morna ou fria. Não permita que o sabão seque sobre a pintura.
Após a lavagem, seque o veículo com uma camurça limpa para evitar a formação de manchas de água.
AVISO
Seque os travões conduzindo muito lentamente, libertando o pedal do acelerador e aplicando ligeiramente os travões até o desempenho dos mesmos voltar à condição normal: É perigoso conduzir com travões molhados. As distâncias de travagem aumentam e o veículo pode desviar para um lado quando os travões são aplicados, podendo resultar num grave acidente.
Uma travagem ligeira indicará se os travões foram afetados.
Quando utilizar uma estação de lavagem automática.
Quando utilizar uma máquina de lavagem de alta pressão
Estão disponíveis no mercado vários tipos de máquinas de lavagem de alta pressão e temperatura de água. Se o bico de lavagem for colocado demasiado próximo do veículo, a força do jato de água pode danificar ou deformar as borrachas, afetando a estanqueidade das peças e permitindo a infiltração de água para o interior do habitáculo. Mantenha uma distância suficiente (pelo menos 30 cm) entre o bico e o veículo. Adicionalmente, não mantenha o bico de lavagem demasiado tempo aplicado na mesma área do veículo e, tenha atenção quando aplicar jato de água entre as folgas nas portas e à volta dos vidros.
Enceramento
O seu veículo necessita de ser encerado quando a água já não escorrer sobre a pintura.
Lave e seque sempre o veículo antes de encerar. Para além da carroçaria do veículo, deverá encerar as peças metálicas para manter o brilho.
1. Utilize produtos para enceramento que não contenham abrasivos.
Ceras abrasivas removem a pintura e poderão danificar a superfície de peças metálicas polidas.
2. Utilize um bom produto para enceramento natural para cores metalizadas, mica e cores sólidas.
3. Quando encerar, aplique camadas iguais com a esponja fornecida com o produto ou com um pano macio.
4. Puxe o brilho com um pano macio.
NOTA
Um removedor de manchas para eliminar óleo, alcatrão e matérias similares, normalmente irá remover também a cera.
Efetue novamente o enceramento nestas áreas mesmo que o resto do veículo não o necessite.
Retoques de Pintura
Antes da formação de ferrugem, repare os danos na pintura causados pela projeção de gravilha, danos durante o estacionamento, etc., utilizando a tinta de retoque Mazda.
Primeiro, remova a sujidade e a gordura com um pano macio e limpo.
Se já tiver ocorrido formação de ferrugem:
1. Remova a ferrugem por completo utilizando uma lixa apropriada.
2. Limpe com um pano macio e limpo.
3. Aplique um primário de proteção na área afetada.
4. Após a secagem, pinte a área.
Evidentemente que será conveniente que o trabalho seja executado por um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
Proteção de Cavidades
As cavidades são tratadas na fábrica de forma a ficarem protegidas, mas um tratamento de proteção adicional após ser dado uso ao veículo, irá aumentar a longevidade da carroçaria.
Para mais informações sobre esta precaução adicional, consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
Manutenção de Metais Brilhantes
Também poderia cobrir as partes de metal com vaselina ou outro composto de proteção.
CUIDADO
Não utilize palha de aço, produtos de limpeza abrasivos ou detergentes fortes que contenham agentes altamente alcalinos ou cáusticos, em superfícies de alumínio cromadas ou anodizadas. Poderá danificar a camada de proteção e causar a descoloração ou deterioração na pintura.
Revestimento Inferior
Este revestimento especial é aplicado às partes críticas por debaixo dos veículos para os proteger de danos causados por produtos químicos ou pedras. Este revestimento é suscetível de ser danificado com o decorrer do tempo. Verifique o revestimento periodicamente.
Caso seja necessária uma reparação, consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda. Este possui todas as informações sobre o procedimento das reparações.
Manutenção das Jantes de Alumínio
As suas jantes de alumínio estão revestidas com uma camada de proteção. São necessários cuidados especiais para proteger este revestimento.
CUIDADO
Utilize apenas detergente suave. Antes de utilizar qualquer detergente, verifique os ingredientes. Caso contrário, o produto poderá descolorir ou manchar as jantes de alumínio.
NOTA
Enxague completamente as jantes com água morna ou fria. Adicionalmente, limpe as jantes após conduzir o veículo em estradas de terra ou com sal, para ajudar a prevenir a corrosão.
Manutenção de Componentes de Plástico
Limpe quaisquer agentes químicos ou fluidos imediatamente utilizando um pano macio.