Condições de condução perigosas
Se deparar com condições de condução perigosas, tais como água, neve, gelo, lama, areia ou perigos semelhantes, siga estas sugestões:
AVISO - ABS Não accione repetidamente o pedal dos travões num veículo equipado com ABS. |
AVISO - Reduções de caixa As reduções feitas com uma caixa automática e o veículo a circular em pisos escorregadios podem causar um acidente. Uma alteração súbita na velocidade dos pneus pode fazê-los derrapar. Tenha cuidado ao fazer reduções com o veículo sobre pisos escorregadios. |
Baloiçar o veículo
Se for necessário baloiçar o veículo para o libertar de neve, areia ou lama, comece por rodar o volante para a direita ou para a esquerda para desimpedir a área à frente das rodas dianteiras.
Depois alterne as mudanças entre 1 (Primeira) e R (Marcha atrás) nos veículos com caixa de velocidades manual ou R (Marcha atrás) e qualquer outra mudança para a frente nos veículos equipados com caixa de velocidades automática. Não force o motor e faça girar as rodas o menos possível. Se, após várias tentativas, o veículo continuar preso, mande-o puxar com um veículo de reboque para evitar o sobreaquecimento do motor e eventuais danos na caixa de velocidades.
ATENÇÃO O baloiço prolongado do veículo pode causar o sobreaquecimento do motor, danos ou avarias na caixa de velocidades e danos nos pneus. |
AVISO - Patinagem dos
pneus Não faça derrapar as rodas, especialmente a velocidades superiores a 56 km/h. Se fizer girar as rodas a alta velocidade com o veículo parado, pode provocar o sobreaquecimento e rebentamento de um pneu e causar lesões nas pessoas presentes nas imediações. |
INFORMAÇÃO
Antes de baloiçar o veículo, desactive o sistema ESC.
AVISO Se ficar com o veículo preso em neve, lama, areia, etc., tente dar-lhe balanço e libertá-lo andando para a frente e para trás. Não tente fazê-lo se houver pessoas ou objectos perto do veículo. Ao tentar dar balanço ao veículo, este pode avançar ou recuar bruscamente ao libertar-se, causando lesões ou danos em pessoas ou objectos presentes nas imediações. |
Viragens suaves
Evite travar ou mudar de velocidade nas curvas, especialmente em estradas com o piso molhado. O ideal será contornar sempre as curvas com uma ligeira aceleração. Se seguir estas sugestões, o desgaste dos pneus será mínimo.
Condução nocturna
Devido ao maior grau de perigo da condução nocturna face à diurna, eis algumas dicas a reter:
Condução à chuva
A chuva e as estradas molhadas podem tornar a condução perigosa, em especial se o condutor não estiver preparado para lidar com um pavimento escorregadio.
Eis algumas sugestões para conduzir à chuva:
Condução em zonas inundadas
Evite passar por zonas inundadas, excepto se tiver a certeza de que a altura da água não passa a parte inferior do cubo da roda. Atravesse a água devagar.
Mantenha uma distância de paragem adequada, pois a eficácia dos travões pode estar afectada.
Depois de atravessar a água, seque os travões aplicando-os ligeira e repetidamente com o veículo a andar devagar.
Condução fora de estrada
Conduza cuidadosamente em fora de estrada, pois o seu veículo pode ser danificado por raízes de árvores ou outros obstáculos. Familiarize-se com as condições de condução (fora de estrada em que vai circular antes de iniciar a condução.
Condução a alta velocidade
Pneus
Regule a pressão de enchimento dos pneus de acordo com as especificações.
Uma pressão demasiado baixa resulta no sobreaquecimento e em possíveis problemas nos pneus.
Evite utilizar pneus gastos ou danificados. Estes podem fazer reduzir a tracção ou ter problemas.
INFORMAÇÃO
Nunca ultrapasse a pressão de enchimento máxima indicada nos pneus.
AVISO
|
Combustível, líquido de refrigeração do motor e óleo do motor
O andamento a alta velocidade consome mais combustível do que a condução no meio urbano. Não se esqueça de verificar os níveis do líquido de refrigeração e óleo do motor.
Correia de transmissão
Uma correia de transmissão lassa ou danificada pode causar o sobreaquecimento do motor.