Os cintos bloqueiam durante acelerações ou desacelerações bruscas do veículo, mantendo os ocupantes na posição sentada.
Assim, o risco de ferimento é consideravelmente reduzido.
Aviso
Apertar o cinto de segurança antes de cada viagem.
Na eventualidade de um acidente, os ocupantes que não usem cintos de segurança põem em perigo a vida dos restantes ocupantes e a sua própria integridade física.
Os cintos de segurança estão concebidos para serem utilizados apenas por uma pessoa de cada vez.
Sistema de segurança para crianças.
Periodicamente, verificar todos os componentes do cinto de segurança para ver se funcionam bem, não apresentam danos nem sujidade.
Os componentes danificados devem ser substituídos. Após um acidente, os cintos de segurança e os pré-tensores devem ser substituídos por uma oficina.
Advertência
Certificar-se de que os cintos não são danificados por sapatos ou objectos com arestas vivas, nem ficam presos. Evitar sujar os carretos de inércia dos cintos.
Aviso do cinto de segurança
Cada banco está equipado com um aviso do cinto de segurança, indicado por uma luz de aviso para o respetivo banco na consola do tejadilho.
Limitadores de força nos cintos
A pressão sobre o corpo é reduzida por uma libertação gradual do cinto durante uma colisão.
Pré-tensores dos cintos
Em caso de colisão frontal, traseira ou lateral de uma certa gravidade, os cintos de segurança dianteiros e traseiros são apertados. Os cintos de segurança dianteiros são apertados por dois pré-tensores por banco. Os cintos de segurança traseiros exteriores são apertados por um pré-tensor por banco.
Aviso
O manuseamento incorrecto (por exp. desmontagem ou instalação de cintos) pode fazer accionar os pré-tensores dos cintos.
O disparo dos os pré-tensores é indicado pelo acendimento permanente do indicador de controlo .
Os pré-tensores accionados têm de ser substituídos por uma oficina. Os pré-tensores dos cintos só podem ser accionados uma vez.
Advertência
Não colar ou montar acessórios ou outros objectos que possam interferir com o funcionamento dos pré-tensores dos cintos de segurança. Não fazer quaisquer alterações nos componentes dos pré-tensores dos cintos de segurança, uma vez que isto invalida a autorização de utilização do respetivo veículo.
Cinto de segurança de três pontos
Apertar
Puxar o cinto do enrolador, colocá-lo na diagonal sobre o corpo, sem torcer e inserir a lingueta no fecho. Apertar a faixa do cinto que passa pelo abdómen regularmente enquanto conduz, puxando a faixa que passa pelo ombro
Vestuário largo ou volumoso impede que o cinto fique bem ajustado ao corpo. Não colocar objectos, como por exemplo, malas de mão ou telemóveis, entre o cinto e o corpo.
Aviso
O cinto não deve ficar assente sobre objectos rígidos ou frágeis que estejam em bolsos do vestuário.
Desapertar
Para desapertar o cinto de segurança, pressionar o botão vermelho no fecho do cinto.
Cinto de segurança do banco central da segunda fila de bancos
O banco central está equipado com um cinto de segurança de três pontos especial.
Retirar e puxar as linguetas de fecho junto com o cinto do suporte do cinto no tecto.
Inserir a lingueta de fecho inferior no fecho do lado esquerdo (1) no banco central. Encaminhar a lingueta de fecho superior com o cinto sobre a área abdominal e o ombro (sem torcer) e inseri-la no fecho do lado direito (2) no banco central.
Para desapertar o cinto de segurança, primeiro pressionar o botão no fecho do lado direito (2) e retirar a placa de engate superior.
Depois, pressionar o botão no fecho do lado esquerdo (1) e retirar a lingueta de fecho inferior. O cinto de segurança enrola automaticamente.
Utilização do cinto de segurança durante a gravidez
Aviso
A faixa que passa pelo abdómen deve ser colocada o mais abaixo possível, por cima da pélvis para evitar pressão sobre o abdómen.