Aviso
É o condutor que assume a total responsabilidade por aceitar o lugar de estacionamento sugerido pelo sistema e pela manobra de estacionamento.
Verificar sempre a área circundante em todas as direcções durante a utilização do Apoio Avançado ao Estacionamento.
O apoio avançado ao estacionamento mede um espaço adequado para estacionamento enquanto passa, calcula a trajetória e guia automaticamente o veículo durante o estacionamento.
O apoio avançado ao estacionamento ajuda nas seguintes manobras:
O condutor deve controlar a aceleração, travagem e mudança de velocidades, enquanto a direcção é feita automaticamente. O condutor pode assumir o comando em qualquer momento agarrando o volante.
Poderá ser necessário avançar e recuar mais de uma vez.
As instruções são fornecidas no Visor de informação.
O Apoio avançado ao estacionamento apenas pode ser activado em deslocamento para a frente.
O Apoio Avançado ao Estacionamento é sempre combinado com os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
O sistema é composto por seis sensores de estacionamento ultrassónicos nos para-choques traseiro e dianteiro.
Entrada num lugar de estacionamento paralelo
Activação
Mostrador de informação a cores de 7'': para procurar um lugar de estacionamento, ativar o sistema selecionando Assistência ao estacionamento na página inicial do ecrã táctil. Em seguida, selecionar Introduzir estacionamento paralelo.
Mostrador de informação a cores de 8'': para procurar um lugar de estacionamento, ativar o sistema premindo . Selecionar Funções de condução no ecrã táctil e, depois, Sensores de estacionamento.
Selecionar Entrar no lugar de estacionamento paralelo.
acende-se no conjunto de instrumentos para confirmar a função.
Reduzir a velocidade do veículo para menos de 20 km/h.
Selecionar o lado de estacionamento acionando a luz de mudança de direção do respetivo lado.
A distância paralela permitida entre o veículo e uma fila de carros estacionados situa-se entre 0,5 m e 1,5 m.
O sistema não identificará os lugares que sejam nitidamente mais pequenos ou maiores do que o veículo.
Quando for detetado um lugar vago, é apresentada uma indicação visual no Mostrador de informação a cores e emitido um primeiro sinal acústico.
Avançar lentamente para a frente.
Quando for emitido o segundo sinal acústico, parar o veículo, selecionar a marcha-atrás, soltar o volante e iniciar o movimento sem exceder os 7 km/h.
Avançar e recuar respeitando os avisos nos sensores de estacionamento até ser indicado o fim da manobra. Depois de concluir, apaga-se no conjunto de instrumentos.
Entrada num lugar de estacionamento perpendicular
Activação
Mostrador de informação a cores de 7'': para procurar um lugar de estacionamento, ativar o sistema selecionando Assistência ao estacionamento na página inicial do ecrã táctil. Em seguida, selecionar Introduzir estacionamento perpendicular.
Mostrador de informação a cores de 8'': ao procurar um lugar de estacionamento, ativar o sistema premindo . Selecionar Funções de condução no ecrã táctil e, depois, Sensores de estacionamento.
Selecionar Entrar no lugar de estacionamento.
acende-se no conjunto de instrumentos para confirmar a função.
Reduzir a velocidade do veículo para menos de 20 km/h.
Selecionar o lado de estacionamento acionando a luz de mudança de direção do respetivo lado.
A distância paralela permitida entre o veículo e uma fila de carros estacionados situa-se entre 0,5 m e 1,5 m.
Se forem encontrados vários lugares de estacionamento seguidos, o veículo será encaminhado para o último.
Quando for detetado um lugar vago, é apresentada uma indicação visual no Mostrador de informação a cores e emitido um sinal acústico. Parar o veículo, selecionar a marcha-atrás, soltar o volante e iniciar o movimento sem ultrapassar os 7 km/h.
Avançar e recuar conforme solicitado, respeitando os avisos nos sensores de estacionamento e prestando atenção aos sinais acústicos até ser indicado o fim da manobra. Depois de concluir, apaga-se no conjunto de instrumentos.
Durante a manobra de estacionamento, o sistema é desativado automaticamente quando o veículo se situar a 50 cm de um obstáculo.
Saída de um lugar de estacionamento paralelo
Activação
Mostrador de informação a cores de 7'': ao sair de um lugar de estacionamento paralelo, ativar o sistema selecionando Assistência ao estacionamento na página inicial do ecrã táctil. Em seguida, selecionar Sair do lugar de estacionamento paralelo.
Mostrador de informação a cores de 8'': ao sair de um lugar de estacionamento paralelo, ativar o sistema premindo . Selecionar Funções de condução no ecrã táctil e, depois, Sensores de estacionamento. Selecionar Sair do lugar de estacionamento paralelo.
Selecionar o lado de saída acionando a respetiva luz de mudança de direção.
Engatar a marcha-atrás ou uma velocidade de marcha em frente, soltar o volante e iniciar o movimento sem ultrapassar os 5 km/h.
Avançar e recuar respeitando os avisos nos sensores de estacionamento até ser indicado o fim da manobra. A manobra está concluída quando das rodas dianteiras do veículo estão fora do lugar de estacionamento e apaga-se no conjunto de instrumentos.
Após a desativação, verificar o controlo do veículo.
Indicação de amostragem
As instruções no mostrador indicam:
Desactivação
A manobra atual com os sensores de estacionamento é cancelada através do botão para voltar ao ecrã anterior no Mostrador de informação a cores.
Para desativar completamente o sistema, premir Desligar na consola central.
O sistema é desativado automaticamente:
A desativação pelo condutor ou pelo sistema durante a manobra será indicada no visor. Além disso, é emitido um sinal acústico.
O sistema é desligado automaticamente ao rebocar um atrelado ligado eletricamente.
Contactar o concessionário para desligar o sistema durante um período de tempo prolongado.
Avaria
Em caso de avaria, pisca durante alguns segundos, acompanhado de um sinal acústico. Se a avaria ocorrer durante a utilização do sistema, apaga-se.
Em caso de avaria na direção assistida, pisca no painel de instrumentos, acompanhado de uma mensagem.
Aviso
Em determinadas circunstâncias, objectos, vestuário ou superfícies reflectoras bem como fontes de ruído exteriores podem fazer com que o sistema não detecte obstáculos.
É necessário prestar atenção especial aos objectos baixos, que podem danificar a parte inferior do pára-choques.
Atenção
O funcionamento do sistema pode ser reduzido quando os sensores estão cobertos, p.ex. por gelo ou neve.
O desempenho do sistema dos sensores de estacionamento pode ser reduzido devido a grandes cargas.
Aplicam-se condições especiais no caso de haver veículos mais altos envolvidos na proximidade (por ex., veículos todo-o-terreno, monovolumes, carrinhas). A identificação de objectos e a indicação correcta da distância na parte superior desses veículos não pode ser garantida.
Objectos com um reflexo muito pequeno na secção transversal, como, por exemplo, objectos estreitos ou materiais suaves, podem não ser detectados pelo sistema.
Os sistemas de sensores de estacionamento não detectam objectos fora do alcance de detecção.
Advertência
É possível que o sensor detecte um objecto que não existe, devido a perturbações por eco de ruídos acústicos exteriores ou desalinhamentos mecânicos (poderão ocorrer avisos falsos esporádicos).
Certificar-se de que a placa da matrícula dianteira está instalada correctamente (não está dobrada e não tem espaços vazios até ao pára-choques no lado direito ou esquerdo) e que os sensores estão firmemente colocados.
O sistema do apoio avançado ao estacionamento pode não responder a mudanças no espaço de estacionamento disponível depois de se iniciar uma manobra de estacionamento. O sistema poderá reconhecer uma entrada, um portão, um pátio ou mesmo uma passadeira como lugar de estacionamento.
Depois de engatar a marcha-atrás, o sistema inicia uma manobra de estacionamento. Ter cuidado no que se refere à disponibilidade do lugar de estacionamento sugerido.
Irregularidades na superfície, por exemplo, em zonas de obras, não são detectadas pelo sistema. O condutor aceita a responsabilidade.