Sistema que protege, em caso de colisão frontal violenta, o condutor e o passageiro dianteiro, no sentido de limitar os riscos de traumatismo na cabeça e no tórax.
Para o condutor, está integrado no centro do volante; para o passageiro dianteiro, no painel de bordo por cima do porta-luvas.
Accionamento
São accionados, excepto o airbag frontal do passageiro se este estiver neutralizado, em caso de uma colisão frontal violenta aplicada em toda ou parte da zona de impacto frontal A, segundo o eixo longitudinal do veículo num plano horizontal e no sentido da parte da frente para a traseira do veículo.
O airbag frontal interpõe-se entre o tórax e a cabeça do ocupante dianteiro do veículo e o volante, do lado do condutor, e o painel de bordo, do lado do passageiro, para amortecer a sua projecção para a frente.
Neutralização
Apenas o airbag frontal do passageiro pode ser neutralizado:
Consoante a versão, esta luz avisadora acende-se, quer no quadro de bordo, quer no painel de avisadores do cinto de segurança e do airbag frontal do passageiro, com a ignição ligada e durante toda a neutralização.
Para assegurar a segurança das
crianças, neutralize imperativamente
o airbag frontal do passageiro sempre
que instalar uma cadeira para crianças
"de costas para a estrada" no banco do
passageiro dianteiro.
Caso contrário, a criança arriscar-se-á a ficar gravemente ferida, ou morta, aquando do disparo do airbag. |
Reactivação
Assim que retirar a cadeira para crianças, com a ignição desligada, rode o comando para a posição "ON" para activar de novo o airbag e assegurar, assim, a segurança do seu passageiro dianteiro em caso de colisão.
Com a ignição ligada, esta luz avisadora acende-se no painel de avisadores do cinto de segurança e do airbag frontal do passageiro durante cerca de um minuto, se o airbag frontal do passageiro se encontrar activado.
Anomalia de funcionamento
Se esta luz avisadora se acender no quadro de bordo, acompanhada por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã do quadro de bordo, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada para verificação do sistema. Os airbags podem deixar de ser activados em caso de colisão violenta